Famosa no Brasil por ter participado de vários programas televisivos e conhecida no mundo todo pelo convite para apresentar seu talento em um dos maiores eventos de gastronomia da Europa, Regina Tchelly, a idealizadora do Favela Orgânica, projeto que consiste em oficinas sobre como aproveitar os alimentos na sua totalidade, esteve em Guarulhos nesta quinta-feira (30). Em uma cozinha instalada nas dependências da Unidade Básica de Saúde (UBS) Taboão, ela ensinou algumas de suas receitas para a comunidade local.
Paraibana de sorriso largo, Regina Tchelly chegou ao Rio de Janeiro há 14 anos para trabalhar como empregada doméstica. Porém, a quantidade de alimentos desperdiçados que via diariamente em sua nova vida profissional a incomodava, até que, em 2011, teve a idéia de criar o Projeto Favela Orgânica. A iniciativa começou na comunidade de Babilônia (RJ) e ganhou a simpatia do mundo todo, ao modificar as relações de compra, consumo e descarte de comida, com uma receita simples: a sustentabilidade alimentar.
“O objetivo do meu projeto é utilizar integralmente os alimentos, aproveitando o necessário e devolvendo para a terra o que ela nos dá, respeitando o ciclo natural da vida. Isso é a sustentabilidade alimentar” define a paraibana. Ela explicou que seu trabalho começou com sua própria experiência de cozinheira, nordestina e da vontade de fazer algo melhor. “É uma forma de economia domiciliar, de ter mais saúde, de pensar no meio ambiente, na minha casa e de mostrar que com pouco se faz bastante”, define.
Em suas oficinas, Regina Tchelly mostra como utilizar cascas, talos e sementes de frutas, legumes e verduras, bem como ensina algumas de suas famosas receitas, como risoto de casca de abóbora, tabule de talo de agrião, pão de casca de inhame com alecrim, pastel de casca de chuchu, entre outras, além de incentivar a preparação de hortas caseiras. Convidada por uma auxiliar de enfermagem da UBS Taboão para preparar alguns de seus pratos em Guarulhos, ela topou na hora.
Na UBS Taboão, Regina Tchelly ensinou a fazer lasanha de abóbora com abobrinha, pasta de berinjela, brigadeiro de casca de banana e doce de casca de abóbora. A oficina realizada na cidade conta com o apoio dos comerciantes da região do Taboão, que forneceram os alimentos utilizados na elaboração dos pratos. A UBS Taboão fica na rua Maria Elisa s/nº, ao lado da Praça Oito.