O GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, o Colégio e Faculdade Eniac de Guarulhos e a Associação Guarulhense de Amparo ao Menor (Agam) realizam nesta sexta-feira, 12 de junho, a aula inaugural da “Oficina de robótica”, projeto que visa contribuir para o desenvolvimento educacional e profissional de estudantes entre 13 e 18 anos que vivem nas comunidades do entorno do aeroporto. A iniciativa faz parte do Projeto Afinando o Futuro com Arte, mantido pelo GRU Airport e gerido pela Agam e que atende 120 crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.
O curso está estruturado em três módulos: Robô de sucata a partir de materiais reciclados; robótica educacional com o uso de kits de robótica voltado para iniciantes; e robótica estrutural com o uso de kits educacionais voltados à competição e eventos sociais. A oficina terá uma carga de 70 horas-aula e acontece sempre às sextas-feiras, dividida em duas turmas de 30 alunos, sendo uma no período da manhã e outra à tarde. As aulas teóricas iniciaram em março e, a partir do fim de maio, os alunos receberam os kits de materiais para começar a montar os equipamentos.
Durante a oficina, os alunos vão desenvolver uma espécie de robô com controle remoto que será utilizado por deficientes visuais no “Desafio de Robótica”, competição que acontece em outubro dentro da Feira de Ciência e Engenharia, no Centro Educacional Adamastor, em Guarulhos. O objetivo é que o equipamento funcione como um GPS para os deficientes visuais.
Projeto Afinando o futuro com arte
O Projeto Afinando o Futuro com Arte é mantido pela Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos, sendo a gestão compartilhada com a Associação Guarulhense de Amparo ao Menor (Agam). Atualmente são atendidas 120 crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos, divididos em dois turnos diários. Todos devidamente matriculados na rede pública de ensino.
O programa oferece atividades de informática, esporte, artes, música, ética e cidadania, oficinas de hardware e de leitura, voltados para jovens das comunidades próximas ao aeroporto. No momento, o espaço está sendo reformado e as atividades reavaliadas para que possamos oferecer excelência aos alunos. Estamos firmando novas parcerias para melhoria da infraestrutura do espaço com objetivo de ampliar as vagas.
Segundo Douglas Reis, coordenador do Eniac Innovation, a inserção do Eniac Innovation no Projeto Afinando o Futuro com Arte tem como propósito a expansão do modelo social business adotado pelo Colégio e Faculdade Eniac. “A expansão do conhecimento com o suporte da tecnologia tem que ser disseminado à toda a comunidade. Essa parceria fortalece as relações entre academia, comunidade e setor privado, fundamental para o crescimento sustentável de nossa sociedade”, explica o coordenador.