Variedades

Crianças têm como primeira atividade comum o uso de um computador

Pesquisa mostra que 69% delas usam primeiro um computador e somente depois desenvolvem atividades mais comuns

Pesquisa realizada pela AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança, mostra que 69% das crianças usam primeiro um computador e somente depois desenvolvem atividades mais comuns, como amarrar os cadarços.

A primeira parte da pesquisa foi feita em outubro do ano passado e analisou a tendência dos pais em postar na web fotos de seus filhos. O resultado gerou muitas questões, como o cuidado com a super exposição das crianças e o direito que eles têm de criar identidades on-line que acompanharão seus filhos por anos.

No início dos anos 90, quando os computadores começaram a aparecer nas casas e escritórios, as experiências de uma criança passaram a sofrer modificações. A primeira delas, que normalmente era andar de bicicleta ou nadar, passou a ser atividades ligadas aos computadores e demais tecnologias. Os adultos de hoje cresceram ao ar livre, não existindo forma de distração que modificassem experiências da infância, nem mesmo a televisão que já existe há anos. Assim, atualmente, as crianças passaram a adquirir certos conhecimentos de informática antes mesmo de outros, tradicionais à infância.

O estudo entrevistou 2,2 mil mães com acesso à Internet em países como a Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha, Japão e Austrália. Essas mães, com filhos entre dois e cinco anos, foram solicitadas a classificar uma lista de habilidades que seus filhos aprenderam primeiro, entre computadores e atividades tradicionais. De acordo com o levantamento, enquanto a maioria das crianças ainda não pode amarrar os cadarços ou fazer pequenas refeições por conta própria, já sabe como ligar um computador, mexer em um mouse e jogar um jogo na internet.

Outros dados

– Mais crianças sabem jogar um jogo de computador (58%) do que nadar (20%) ou andar de bicicleta (43%)

– 19% das crianças não apresentaram nenhum problema ao usar aplicativos de smartphones

– Um quarto das crianças entrevistadas conseguia abrir um navegador de web;

– 28% dos garotos e 29% das garotas sabem realizar uma chamada pelo celular, mas apenas 20% sabem discar o 911 em caso de emergência

– Mães de 35 anos ou mais são melhores no ensino de atividades comuns a seus filhos: 40% das crianças com mães de 35 anos escrevem seu próprio nome, em comparação com 35% das crianças com mães de 34 anos ou mais jovens, que ainda não escrevem

Posso ajudar?