Esportes

Cristian Ribera conquista a prata e a 1ª medalha do Brasil nos Jogos de Inverno 2026

Cristian Ribera conquista prata e garante primeira medalha do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno (Foto-Reprodução)
Cristian Ribera conquista prata e garante primeira medalha do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno (Foto-Reprodução)
Cristian Ribera conquista medalha de prata e garante a primeira medalha do Brasil na história no Paralímpicos de Inverno, em Milão-Cortina 2026

O atleta brasileiro Cristian Ribera conquistou nesta terça-feira (10) a primeira medalha do Brasil na história dos Jogos Paralímpicos de Inverno. A prata foi obtida na prova de sprint do esqui cross-country durante os Jogos Paralímpicos de Inverno de Milão‑Cortina 2026, na Itália, marcando um momento histórico para o esporte nacional.

Prova decidida nos metros finais

Natural de Cerejeiras (RO) e criado em Jundiaí (SP), Cristian Ribera liderou grande parte da final da prova de 1.024 metros do sprint clássico. No entanto, foi ultrapassado nos metros finais pelo chinês Liu Zixu, que venceu com o tempo de 2min28s9.

O brasileiro terminou com 2min29s6, garantindo a medalha de prata. O terceiro lugar ficou com o atleta do Cazaquistão, Yerbol Khamitov, que completou o percurso em 2min29s9.

Após a prova, Ribera comemorou o resultado.

“Quero agradecer muito meu time e minha família. Faltou muito pouco para o ouro, mas agora é comemorar e buscar o primeiro lugar nas próximas provas”, disse o atleta em entrevista ao SporTV.

Inscreva-se no Canal do GWeb no WhatsApp e receba as principais atualizações do dia a dia em Guarulhos de um jeito rápido e fácil

Marco histórico para o Brasil

A medalha de prata é um feito inédito para o país nos Jogos Paralímpicos de Inverno. Até então, o melhor resultado brasileiro era justamente de Cristian Ribera, que terminou em sexto lugar no sprint clássico dos Jogos Paralímpicos de Inverno de PyeongChang 2018.

O atleta faz parte do programa Time São Paulo Paralímpico, iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que incentiva a formação e o desenvolvimento de atletas paralímpicos.

Superação dentro e fora das pistas

Cristian Ribera nasceu com Artrogripose, condição congênita que afeta as articulações. Ao longo da vida, passou por 21 cirurgias nas pernas, superando desafios até se tornar um dos principais nomes do esqui cross-country paralímpico.

O esporte também envolve toda a família: seu irmão mais velho, Fábio, atua como treinador, enquanto a irmã caçula, Eduarda, também pratica esqui cross-country e competiu recentemente nos Jogos Olímpicos de Inverno realizados nas mesmas cidades italianas.

Aline Rocha também conquista marca histórica

Outra atleta do Time São Paulo Paralímpico, Aline Rocha, terminou em quinto lugar na final feminina do sprint classic, alcançando o melhor resultado do Brasil entre as mulheres nos Jogos Paralímpicos de Inverno.

“Estou muito feliz com meu resultado e também com o do Cristian. Ele é meu herói”, afirmou a atleta ao SporTV.

Próximas provas

Os atletas Cristian Ribera, Aline Rocha, Elena Sena e Wellington da Silva voltam a competir nesta quarta-feira (11), a partir das 5h45, na prova de 10 km do esqui cross-country nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Milão‑Cortina 2026.

Projeto segue até Los Angeles 2028

O programa Time São Paulo Paralímpico teve seu contrato renovado e agora está garantido até dezembro de 2028, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, fortalecendo a preparação dos atletas para os próximos ciclos esportivos, incluindo os Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028.