Carro

  Cruze Premier, o top de linha que vem até com internet a bordo 

O Chevrolet Cruze ganhou no último trimestre do ano passado uma nova versão, considerada top de linha, que reúne diversos equipamentos de série que garantem conforto, segurança e muita tecnologia embarcada.

  O GuarulhosWeb passou 20 dias com o modelo, quando rodou mais de 800 quilômetros, mais da metade deles durante viagens por rodovias do interior e do litoral paulista, geralmente bem carregado. As experiências foram bastante agradáveis.  

Um dos maiores trunfos da Chevrolet na apresentação deste modelo estava no fato do Cruze Premier ser o primeiro carro com Wi-Fi nativo a bordo do mercado. Funciona mais ou menos como um roteador ambulante, em que os ocupantes podem gozar durante toda a viagem da internet a bordo, sem precisar utilizar seus pacotes de dados. Positivo? Sim. Mas nem tanto usual, já que – com as facilidades oferecidas pelas operadoras a usuários comuns – acaba sendo raro recorrer ao dispositivo.  

O fabricante aponta que a tecnologia utilizada proporciona conexão automática de alta velocidade para até sete dispositivos simultaneamente e a possibilidade de serviços conectados na tela do veículo, entre outras vantagens. E mais: a intensidade de sinal até 12 vezes maior em deslocamentos. Tudo muito bom. Mas o Cruze Premier tem outros bons atrativos, que podem se sobressair a essa novidade.  

Tecnologia tem de sobra. O sistema multimídia MyLink de nova geração tem melhor resolução gráfica para a tela de 8 polegadas, mais velocidade processamento e novas funcionalidades, entre elas navegação conectada, manual do proprietário digitalizado e ícone para agendamento online de revisão. Interessante também a possibilidade de pareamento via bluetooth simultâneo até dois celulares, além de ais uma entrada USB no console dianteiro, carregamento wireless compatível com maior gama de celulares e o sistema para reconhecimento do motorista – o carro identifica qual de suas chaves eletrônicas está no comando e automaticamente ajusta o conteúdo da tela para as preferencias memorizadas de cada usuário (aplicativos, estações de rádio, entre outros). Como já virou praxe há a compatibilidade com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay de projeção de smartphones. 

No desempenho, as melhores notícias. O motor 1.4 turbo  de 153 cv e 24,5 kgfm de torque (com etanol) se dá muito bem com a eficiente transmissão automática AT6, uma das marcas dos modelos Chevrolet. O carro responde bem no pé, sempre que necessário, arrancando com desenvoltura e garantindo uma performance satisfatória até em momentos mais críticos, como numa subida de serra, pela rodovia Anchieta, entre Santos e São Paulo. Com quatro ocupantes a bordo, porta-malas cheio até as tampas, ar condicionado acionado, pé embaixo e segurança com ótimas retomadas sempre que necessário baixar a velocidade, devido ao tráfego mais pesado ou após curvas mais complicadas.  

Ao final da avaliação, a média final fechou em 8,8 km/l de etanol. Lembrando que metade foi dentro de cidades, em um período de temperaturas altas, onde o uso permanente do ar condicionado era indispensável. Somente na estrada, o consumo girou entre 12 a 13 km/l na estrada.   

 

Visual 

O Cruze Premier também ganhou algumas atualizações visuais, tornando o modelo um tanto mais sofisticado. As alterações começam pela parte frontal do veículo, que traz novos para-choque, luzes auxiliares e grade. A tradicional gravata Chevrolet centralizada verticalmente está posicionada sobre uma imponente moldura cromada que divide as duas entradas que de ar. As grades trazem novos elementos estéticos internos, alusivos à tecnologia. 

 Na lateral, as rodas aro 17 trazem acabamento diamantado na superfície e pintura escurecida na parte interna. Um friso cromado na base da área envidraçada ressalta a linha de cintura elevada e a silhueta contemporânea do carro. Na traseira, as lanternas extrapolam o limite da carroceria criando um interessante efeito 3D. As lentes acrílicas e a disposição dos elementos internos também foram retrabalhadas para receber uma nova assinatura luminosa em LED. 

Por dentro, novos revestimentos premium em preto e castanho. Destaque para os LEDs do painel e o novo grafismo do computador de bordo digital no centro do quadro de instrumentos. Entre os instrumentos, vem com botão para desabilitar o sistema Stop/Start (que desliga temporariamente o motor em paradas de semáforos, por exemplo, para economizar. combustível), câmera de ré de alta definição e novos equipamentos, como o sistema de frenagem automática de emergência com detecção de pedestres são outras novidades do modelo equipado com motor turbo e transmissão automática de série. Conta ainda com o alerta de colisão frontal, o alerta de ponto cego e o assistente de permanência em faixa. 

Sistema de estacionamento semiautônomo, acionamento da ignição por controle remoto para prévia climatização da cabine, sistema de som de alta definição e banco do motorista com ajustes elétricos completam a lista de mimos muito bem vindos para um carro comercializado na faixa dos R$ 122,5 mil.  

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