O Cruzeiro quebrou uma sequência de 11 jogos sem vencer o Atlético e bateu o rival mineiro de virada por 3 a 1, neste sábado, em partida disputada na casa do adversário, o estádio Independência, em Belo Horizonte, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Foi o primeiro clássico de Vanderlei Luxemburgo à frente do time celeste depois do retorno do treinador ao clube.
O técnico reassumiu o time na última quarta-feira, quando o Cruzeiro bateu o Flamengo por 1 a 0, em casa, também pelo Brasileirão. Em 2003, em sua primeira passagem pela Toca da Raposa, conquistou a Tríplice Coroa – Brasileirão, Copa do Brasil e Campeonato Mineiro.
A última vez em que a equipe celeste havia vencido o Atlético foi em 28 de julho de 2013, quando bateu o rival por 4 a 1, pelo Brasileirão, no estádio Mineirão. Até a derrota deste sábado para o Cruzeiro, o clube alvinegro somava seis vitórias e cinco empates contra seu maior rival.
O primeiro gol da partida foi marcado por Luan, logo aos 13 minutos do primeiro tempo. Depois de um momento de pressão do Atlético, com a zaga cruzeirense aliviando três escanteios consecutivos, a bola sobrou para Patric pela direita. A defesa do time celeste conseguiu anular o avanço do jogador, mas a bola sobrou para Luan, que bateu no canto direito de Fábio. Não houve reclamação dos jogadores do Cruzeiro, mas Leonardo Silva estaria impedido no lance.
A partir do gol, foram do Cruzeiro as melhores chances no primeiro tempo. Aos 18 minutos, excelente defesa de Victor em chute de Alisson. A bola ainda resvalou no travessão do goleiro atleticano. Aos 21, na melhor chance celeste, cruzamento de Alisson para Leandro Damião que, praticamente sozinho, cabeceou para fora. Aos 29, Victor saiu nos pés de Willian para evitar o gol. Melhor em campo, o Cruzeiro empatou aos 45. Alisson lançou para a área e Willian chutou. A bola iria para fora, mas bateu no zagueiro Jemerson e entrou.
O Cruzeiro retornou para o segundo tempo e virou o placar com 1 minuto de jogo. Gabriel Xavier, que havia entrado no lugar de Alisson, machucado, aproveitou vacilo de Patric, invadiu a área pela esquerda e bateu no canto esquerdo de Victor.
Os jogadores do Atlético sentiram o gol. O time não conseguia finalizar. Aos poucos, no entanto, começaram a colocar a cabeça no lugar. Aos 14 minutos, Luan cruzou, Carlos escorou de cabeça e Dátolo chutou na direita, obrigando Fábio a se esticar para fazer a defesa. Dois minutos depois, o argentino Pratto chutou rasteiro, mas a bola bateu na zaga cruzeirense.
A partir dos 20 minutos, o Cruzeiro recuou e passou a buscar apenas os contra ataques. E com essa estratégia marcou mais um. Aos 26 minutos, Willians passou para Leandro Damião por cima que, também por cima, tocou para Marquinhos. O jogador, sem deixar a bola cair, chutou no canto direito de Victor.
O Atlético tentou reagir. Aos 32 minutos, Fábio defendeu chute forte de Thiago Ribeiro. Aos 45, Thiago Ribeiro tentou o gol: a bola passou por Fábio, mas Mayke tirou; no rebote, Douglas Santos bateu, mas acertou a zaga. Não deu tempo para mais nada.
Pela sétima rodada, o Atlético volta a jogar no Independência, na quarta-feira, às 19h30, contra o Santos. O Cruzeiro vai ao Rio no próximo sábado para enfrentar o Vasco, no estádio de São Januário.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 1 x 3 CRUZEIRO
ATLÉTICO-MG – Victor; Patric, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Rafael Carioca, Dátolo (Guilherme), Luan, Giovanni Augusto (Maicosuel) e Carlos (Thiago Ribeiro); Lucas Pratto. Técnico: Levir Culpi.
CRUZEIRO – Fábio; Mayke, Bruno Rodrigo, Manoel e Pará; Charles, Marquinhos, Willians, Alisson (Gabriel Xavier)(Allano) e Willian; Leandro Damião (Joel). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
GOLS – Luan, aos 13, e Jemerson (contra), aos 45 minutos do primeiro tempo; Gabriel Xavier, aos 30 segundos, e Marquinhos, aos 26 minutos do segundo tempo.
CARTÃO AMARELO – Não houve.
ÁRBITRO – Marcelo de Lima Henrique (PE).
RENDA – R$ 979.435,00.
PAGANTES – 20.092 pagantes.
LOCAL – Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG).