Mais de 27 mil pessoas já se formaram no Centro de Treinamento de Mão de Obra (CTMO), que completa 40 anos neste mês. Por ano, passam aproximadamente 600 alunos, que buscam formação profissional.
O CTMO – Qualificação Social e Profissional, vinculado à Secretaria do Trabalho, foi criado em 1971 com o objetivo de oferecer qualificação profissional propiciando a preparação de jovens, com mais de 16 anos, e adultos para atender as demandas do mercado de trabalho.
Segundo informações do CTMO, os cursos mais procurados são de Auxiliar Administrativo e Controle de Medidas, atingindo números de inscritos que, praticamente, triplica o número de vagas ofertadas. Mas também é notória a alta procura pelo curso de Cabeleireiro.
Durante 40 anos de CTMO, muitas melhorias foram implantadas, mas algumas ações merecem destaque, tais como a descentralização dos cursos, facilitando o acesso da população da periferia.
Outro benefício conquistado foi a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), para execução de cursos na área da Construção Civil – pintor de obras, pedreiro, instalador de Drywall, instalador hidráulico, carpinteiro de estrutura de telhado, leitura e interpretação de desenho e projetos de obras civis.
As inscrições para os próximos cursos começam no dia 6 e vão até 15 de junho. São oferecidas vagas para auxiliar administrativo básico, auxiliar administrativo com ênfase em RH e contabilidade, cabeleireiro, controle de medidas, costura industrial, corte e costura básico, informática com base em Web Designer, informática com ênfase em banco de dados, eletricista instalador, leitura e interpretação, desenho técnico e mecânico, leitura e interpretação de comandos e projetos elétricos, montagem e manutenção de computadores e redes de computadores.