Início » CULINÁRIA – Ponta de filé dá um belo estrogonofe
Gosto

CULINÁRIA – Ponta de filé dá um belo estrogonofe

Em sequência às receitas de como aproveitar da melhor maneira o filé mignon, Haydée Brandão traz uma receita fácil para preparar um delicioso estrogonofe. Bom apetite.

Você lembra do filé mignon da semana passada? Da parte do meio retirei filés, que preparei na mostarda. Sobraram duas pontas da peça de filé. Da ponta mais fina cortei tiras para fazer estrogonofe. Então, vamos à receita.


400 gramas de filé mignon cortado em tiras


200 gramas de cogumelos fatiados.


1 cebola média ralada


Manteiga para fritar a carne e a cebola


Sal e pimenta do reino


1 colher de café de curry


1 caixa de purê de tomate


1 caixa de creme de leite


Numa vasilha ponha a carne, e tempere com o sal, a pimenta e o curry. Pegue então uma panela de tamanho médio e esquente com uma colher de sopa de manteiga. Divida a carne em três porções. Frite a primeira (não precisa fritar muito) e reserve. Então frite a segunda, depois a terceira, e também reserve. Não se pode fritar tudo de uma vez, porque cria água e não fica sequinho.


Na mesma panela da fritura ponha mais manteiga e frite a cebola ralada. Junte o cogumelo fatiado, e deixe refogar por mais ou menos cinco minutos. Acrescente o sal e o purê de tomate e deixe fritar por cinco minutos. Coloque, então, a carne frita. Quando começar a cozinhar, ponha o creme de leite. E quando levantar fervura, estará pronto o seu saboroso prato.


Sirva com arroz e batata palha, ou purê de batata.


Na próxima coluna, encerro a “trilogia” sobre pratos que se podem fazer com uma peça de filé mignon. Vou falar de scalopini.


Dúvidas e sugestões, envie email para [email protected]

Comentar

Clique aqui para comentar