O 1º Festival da Cultura Afro-Brasileira realizado no domingo ensolarado, no Bosque Maia em Guarulhos, superou a marca de duas mil pessoas, segundo levantamento da Guarda Civil Municipal (GCM) do município.
O evento organizado por entidades de cultura da cidade, apoiado pela prefeitura e patrocinado pelo Shopping dos Orixás, Colégio Noster Dominus em Guarulhos e newBRAsil publicidade, ofereceu muito entretenimento e lazer durante sete horas, sem intervalo, com muita música e várias outras atrações.
O objetivo foi a difusão e a preservação da arte e cultura dos afro-brasileiros, que são parte da identidade cultural do Brasil. O ponto alto do evento foram as rodas de capoeira; realizadas por entidades vindas de vários municípios da região Alto Tietê, além dos Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
Destaque para a oficina coordenada por Mestre Zambi, reconhecido internacionalmente e coordenador do Grupo Filhos de Zambi. Com um público diversificado muitos puderam conhecer e aplaudir a uma apresentação do grupo O Afoxe Kaomi, samba de roda, congada, jongo, vários grupos de rimadores do hip hop, além de poder apreciar a exposição de roupas afro, pintura óleo sobre tela, artesanato, esculturas, e também degustar a saborosa tapióca e o acarajé.