Quem passar pelo Jardim Cumbica, em frente onde a Cummins Brasil está localizada, certamente vai se deparar com um novo cenário. Isso porque a empresa de tecnologia inaugurou no último dia 11 o projeto de revitalização da praça localizada em frente ao portão principal da sua planta de motores.
Com investimentos de aproximadamente R$ 560 mil por parte da empresa, além de aportes de parceiros e da Prefeitura de Guarulhos, o projeto “Mão na Praça” teve como objetivo trazer qualidade de vida e bem-estar aos moradores da região, reforçando o compromisso da empresa, da prefeitura e de seus parceiros com o meio ambiente e a comunidade ao propiciar um local seguro, limpo e agradável no seu entorno.
“O nosso objetivo é ter um impacto positivo na vida das pessoas e contribuir para a melhora no meio ambiente, por meio de ações de longo prazo. São espaços como este onde nos divertimos e nos integramos, que marcam as nossas vidas. Aqui queremos deixar um legado visível para toda a comunidade de Guarulhos” afirma Cristina Burrola, vice-presidente da Cummins América Latina.
O projeto que foi iniciado em fevereiro de 2022, contou com a parceria da Prefeitura para a reforma do sistema de iluminação – o novo ambiente pode ser frequentado dia e noite – com uma nova proposta para o sistema de canalização da água pluvial, evitando inundações com o escoamento mais ágil, além do fornecimento dos brinquedos para o playground.
“Estamos trabalhando para entregar uma cidade melhor à nossa população. Neste sentido, as parcerias com a iniciativa privada ajudam muito o poder público que vem entregando uma série de equipamentos nesta região, como recapeamentos, iluminação em led, melhorias no atendimento de saúde e educação”, afirmou o prefeito Guti.
A entrega da praça prevê impactar mais de 15 mil pessoas, entre comunidade e funcionários Cummins. O projeto contou com o engajamento de mais de 40 colaboradores voluntários que, após pesquisas e estudos no entorno, desenvolveram para o local áreas de integração para as crianças, um espaço saúde e socialização inclusivo, com aparelhos de academia ao ar livre também para pessoas com deficiência, espaço de convivência, além de pista pavimentada para caminhadas. A praça também recebeu reforma paisagística, com novo projeto de jardinagem.
Tamanho projeto tem seus próximos passos previstos. “A banca de jornal do Mané, localizada dentro da praça, será um espaço de incentivo à leitura, com distribuição gratuita e trocas de livros. O muro da Cummins, que cerca a nova praça, também será palco de ação cultural, onde promoveremos Arte de Rua junto à comunidade”, reforça Osvaldo Missio, supervisor de segurança da Cummins e líder do projeto.
“O ‘Mão na Praça’ deixa o legado Cummins e de seus parceiros, de cuidado com o nosso patrimônio, com ambiente inclusivo que proporcionará lazer e bem-estar a todos que nos cercam; tudo isso diretamente conectado aos valores que queremos proporcionar à nossa comunidade cada vez mais saudável”, finaliza o líder do projeto.