Humanizar o trânsito da cidade de Guarulhos. Esse é o principal objetivo dos 95 agentes que completaram nesta segunda-feira, 12/11, o Curso de Atualização Profissional da Autoridade de Trânsito. Divididos em duas turmas (a primeira com 50 profissionais e a segunda com 45), os agentes receberam ensinamentos para orientar antes de aplicar a multa (quando se tem a oportunidade para isso).
Com o lema “cuidado nunca é demais quando estamos falando de vidas”, medidas simples foram ministradas pelos professores do CEAT (Centro de Estudos Avançados e Treinamento de Trânsito) para que as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não sejam desrespeitadas e colaborem com um tráfego mais seguro.
Todos os agentes receberam noções gerais para a compreensão da legislação de trânsito e sua atual aplicabilidade na área de fiscalização, aulas de ética profissional, técnicas de abordagem, integração com a engenharia de trânsito e, finalmente, as infrações de competência do município.
A ideia central foi demonstrar a todos os profissionais da área que, antes de multar, é preciso orientar, mas que o agente nunca pode perder a sua autoridade diante de atos infracionais. Toda essa formação visa apenas melhorar o convívio entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres para fazer do trânsito um lugar com mais paz, respeito e dignidade humana.