Cidades

Curso de Medicina de Guarulhos deverá ser oferecido em São Paulo

Um dos maiores objetivos da área educacional de Guarulhos que era ter um curso de Medicina funcionando na cidade pode não se realizar mesmo depois que o município ganhou esse direito, a partir de um programa do governo federal que buscou beneficiar grandes cidades com instalação de uma faculdade para formar médicos. 
 
O motivo é simples. A instituição vencedora do processo de habilitação, anunciado na semana passada, a Universidade Nove de Julho, a Uninove, não tem campus em Guarulhos e, pelo que o GuarulhosWeb apurou, nem pretende instalar um. 
 
A Uninove, escolhida para oferecer as 100 vagas do curso de medicina de Guarulhos, deverá utilizar o campus instalado no bairro Vergueiro, localizado na região central da Capital. Este é o único entre os cinco que ela possui, habilitado para oferecer o curso de medicina. Inclusive, a mesma estrutura poderá ser utilizada por outros municípios da Grande São Paulo, em que a Uninove saiu vitoriosa do certame liderado pelos ministérios da Educação e da Saúde. 
 
O GuarulhosWeb entrou em contato com a instituição, por meio de seu canal de relacionamento e obteve a resposta de que as 100 vagas seriam disponibilizadas para residentes (alunos que estão no último ano do curso) trabalharem em unidades de saúde de Guarulhos, através do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Ou seja, os alunos de Medicina só viriam para a cidade na fase de Residência Médica, o que ocorre a partir do quarto ano do curso. 
 
"Essa informação de Guarulhos é que a Uninove foi reconhecida como uma das melhores universidades particulares da área da saúde em medicina, e essas vagas a que se referem é sobre aquele programa da Dilma (Rousseff), que são residentes e estão no último ano do curso que vão trabalhar em alguns postos de saúde aí em Guarulhos", revelou o atendente Natanael.
 
Ele também afirmou que o curso de medicina não será disponibilizado na cidade de Guarulhos, além de ressaltar que os interessados devem obedecer os critérios de seleção estabelecidos pela entidade. O mesmo reiterou que os interessados em cursos nesta área deve se dirigir ao Campus Vergueiro. 
 
"Não. São residentes. Residentes são alunos que estão no último semestre e estarão trabalhando nos hospitais do  município. Agora no caso de quem quiser ingressar, tem que ir na Vergueiro e tem todo aquele trâmite como processo seletivo e quando estiver no último ano e houver o programa de residente em Guarulhos é transferido".
 
A reportagem do GuarulhosWeb entrou em contato com a assessoria de imprensa da Uninove, via e-mail, para esclarecer os fatos, mas até o encerramento desta matéria não houve resposta. Nesta quinta-feira, a assessoria havia informado que só se pronunciaria quando a Uninove for proclamada, via Diário Oficial, a instituição vencedora do certame. 
 
O prefeito Sebastião Almeida (PT), por sua vez, garantiu em entrevista ao GuarulhosWeb que tem a garantia da Uninove que irá ter um campus em Guarulhos. "Apesar do editar prever que o curso pode ser implantado até em 2017, eles devem ter a primeira turma já no ano que vem", afirmou sem passar mais detalhes sobre como seria essa instalação na cidade.