Os cursos de Ensino a Distância (EAD) de Recursos Humanos e Gestão Empresarial da Faculdade Eniac receberam nota 5 do Ministério da Educação (MEC), uma das únicas faculdades no Brasil a serem reconhecidas com essa nota máxima. A avaliação dos cursos foi realizada pelo MEC na primeira quinzena de março deste ano e faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição, infraestrutura e corpo docente. As informações obtidas são utilizadas para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas. Os dados também são úteis para a sociedade, especialmente aos estudantes, como referência quanto às condições de cursos e instituições.
Para José Carvalho, diretor do Eniac, o conceito máximo atribuído pelo MEC aos cursos EAD reforça a capacidade que a instituição tem de aplicar os métodos já reconhecidos como vencedores nos cursos presenciais também para os cursos à distância, tais como o projeto integrador e uso intenso de tecnologia no processo ensino-aprendizagem. “De acordo com a comissão do MEC, os destaques do Eniac são o projeto pedagógico, centrado no desenvolvimento do Projeto integrador, a estrutura curricular focada nas competências exigidas pelo mercado de trabalho, além do corpo docente e tutores altamente qualificados”, explica o diretor, acrescentando que a utilização dos recursos da plataforma de aprendizagem virtual e o material didático disponibilizado aos alunos também foram alvo de elogios da comissão.
Mauro Roberto, coordenador do Núcleo do Ensino a Distância (NEAD) do Eniac, reforça que a instituição tem muito tempo de experiência em sala de aula e que o uso de tecnologia, diariamente, faz parte do DNA do Eniac. “Experiência em sala de aula e tecnologia foram muito bem ajustadas e alinhadas com os nossos trabalhos em ensino a distância. E a prova é que a expertise dos nossos professores e a metodologia de ensino obtiveram o melhor resultado possível, nota 5, na avaliação realizada pelo MEC".
Sinaes – Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O Sinaes avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos: o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos.
Ele possui uma série de instrumentos complementares: auto-avaliação, avaliação externa, Enade, Avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação (censo e cadastro). Os resultados das avaliações possibilitam traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação superior no País. Os processos avaliativos são coordenados e supervisionados pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). A operacionalização é de responsabilidade do Inep.
As informações obtidas com o Sinaes são utilizadas pelas IES, para orientação da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; pelos órgãos governamentais para orientar políticas públicas e pelos estudantes, pais de alunos, instituições acadêmicas e públicas em geral, para orientar suas decisões quanto à realidade dos cursos e das instituições. (Fonte: MEC)