A noite desta segunda-feira (19) foi tomada por muita alegria e emoção na formatura dos alunos do Programa de Qualificação Social e Profissional da Prefeitura de Guarulhos. A cerimônia, que aconteceu no Adamastor, entregou 320 certificados para os concluintes dos cursos de cabeleireiro, barbeiro, boas práticas de fabricação da indústria farmacêutica e cosmética, corte e costura com ênfase em patchwork, cuidador de idosos, estamparia e personalização de brindes, informática, manicure e pedicure, manutenção de smartphone e tablet, maquiagem e design de sobrancelhas, marketing e vendas, mecânico de manutenção de ar-condicionado, organização de eventos e porteiro e controlador de acesso.
Professor Jesus, prefeito em exercício, parabenizou os alunos e reforçou a importância da educação para a conquista de uma melhor posição profissional. “O seu conhecimento ninguém rouba. Quem se qualifica tem melhores oportunidades e alcança lugares mais altos. O esforço que vocês fizeram para concluir essa formação, saindo de casa para buscar conhecimento, será recompensado”, afirmou.
Toninho Magalhães, secretário do Trabalho, disse que investir na qualificação profissional reflete nos bons números que o município apresenta. “Em 2022 Guarulhos foi a 12º cidade que mais gerou empregos no país. Esse é um número do qual nos orgulhamos porque sabemos que cada rosto aqui hoje vai entrar, em breve, para essa estatística tão gratificante para nós”, comentou.
Para abrilhantar ainda mais a noite os formandos de diversos cursos subiram ao palco para apresentar ao público espetáculos de música, dança e teatro. Além disso, como agradecimento pelos três meses de convivência e por todas as trocas que aconteceram nesse período, professores e alunos foram homenageados pelos seus colegas durante o evento.
A estudante Michele Vitória, 20, concluinte do curso de maquiagem e design de sobrancelha, foi uma das pessoas que receberam a homenagem. Emocionados, amigos e familiares subiram ao palco para falar sobre a trajetória da aluna, que venceu todas as dificuldades de uma pessoa cadeirante para se formar. “Fiquei muito emocionada, foi realmente incrível. Minha professora foi muito dedicada e isso pode me ajudar a abrir portas. Para mim isso mostra que todo mundo consegue chegar aonde quer, independentemente das dificuldades”, disse.
Programa de Qualificação Social e Profissional
O programa promove ações de qualificação e certificação profissional para guarulhenses com 16 anos ou mais e integra o Sistema Nacional de Emprego, que anualmente oferece milhares de vagas em cursos de formação profissional inicial e continuada.
A cada trimestre a Secretaria do Trabalho abre 515 vagas em cursos que são constantemente reavaliados para se adaptar às profissões que o mercado de trabalho formal busca em determinado momento.
Foto: Nícollas Ornelas/PMG