Saúde

Dá tempo de preparar o corpo para o verão

Alimentação balanceada deve ser aliada a cuidados para evitar exageros

Gil Campos

Da Revista Free São Paulo

Ainda dá tempo de preparar o corpo para o verão, estação mais quente e esperada do ano. O culto ao corpo já está a todo vapor. É nesta estação que homens e mulheres querem exibir físicos definidos, malhados e quase perfeitos. P para atingir esse objetivo, todo esforço é válido, até para os alunos de última hora, que só agora se deram conta que o verão começa no dia 21 de dezembro. É o caso do segurança José Lira da Silva, de 29 anos, e de Stefani Caroline de Medeiros Dantas, de 19. Eles começaram a treinar na segunda-feira, dia 14, bastante animados. Querem entrar em 2012 em forma, mas sabem que – para isto – terão que suar muito.

"O verão está chegando. Vamos treinar que dá tempo. O negócio é correr contra o tempo", enfatizou Lira, enquanto fazia musculação. Stefani, que mora na Vila Albertina, zona Norte da capital, lamentou não ter começado a treinar meses atrás. A falta de disciplina com os horários aliada à preguiça foram os responsáveis pelo atraso. Mas ela está animada.

"Nunca é tarde, é só querer. Vamos é fechar a boca e treinar. Vale a pena estar bem, não só no verão, mas no Natal, e vestir uma roupinha mais justa, mais bonitinha", disse Stefani.

Para o personal trainner William Lopes, 27, da Cantareira Fitness, o ideal é começar a preparar o corpo já no inverno, mas garantiu que, mesmo pertinho da chegada do verão, os treinos serão válidos. "Dá tempo de preparar o corpo de quem vai começar agora, mas não do jeito que gostaríamos. O ideal seria começar antes, mas nesta estação, por causa do frio e da preguiça, muita gente prefere ficar em casa. Na primavera é que começa a procura e aumenta o número de alunos", contou. A Cantareira Fitness registrou aumento de 65% na procura nos últimos 30 dias.

Alimentação balanceada e treinos fazem a diferença

Lopes explicou que a combinação da musculação, ginástica e lutas seria o ideal para preparar o corpo em tão pouco tempo. "Com a musculação, o aluno vai ganhar massa; e com a ginástica e lutas o corpo ganhará definição", detalhou. Mas o personal trainner fez questão de lembrar um detalhe importante nesta preparação: a alimentação balanceada.

"Além da academia, é necessário procurar uma nutricionista para melhorar a alimentação. Não adianta treinar feito um louco e, depois dos treinos, comer feito um louco também. É necessário balancear a alimentação", orientou.

Dicas de preparação 

1 – Tenha em mente que mudar o contorno corporal é um processo demorado e que requer esforço. Comece o quanto antes. Aposte em uma alimentação equilibrada, sob a orientação de um nutricionista, além de manter a frequência nas atividades físicas.

2 – Nesta época do ano, os equipamentos cardiovasculares (como esteiras e bicicletas) são os mais procurados. O que muitos não sabem é que talvez não sejam as atividades mais indicadas para perder gordura, porque, se o exercício aeróbico não for realizado de maneira correta, em uma intensidade recomendável, o resultado desejado pode não ser obtido. O mais indicado é combinar um trabalho resistido (como a musculação) ao trabalho cardiovascular intervalado, de alta intensidade.

3 – Antes dos exercícios, é aconselhável ingerir carboidratos de médio a baixo índice glicêmico (como pão de centeio integral, aveia, soja).

4 – No calor, prefira malhar até 8h30 e depois das 17h, porque a temperatura mais amena desses períodos propicia um treino mais agradável e proveitoso. A atividade física em ambientes muito quentes pode até diminuir o gasto calórico, pois fica muito mais difícil a execução dos exercícios, prejudicando a intensidade do treino.

5 – Não pratique atividades físicas sob sol forte, entre 11h e 15h. Mesmo quando o tempo estiver nublado, não se esqueça do protetor solar e do boné.

6 – O alongamento e o aquecimento são importantes para o bom funcionamento do corpo. Não deixe de se alongar antes do exercício com movimentos lentos que explorem toda a amplitude das articulações. Faça de cinco a 10 minutos de atividade aeróbica de baixa intensidade para complementar o aquecimento. Ao terminar o treino, invista em mais cinco a 10 minutos de exercícios de baixa intensidade, como um trote leve e alongamentos estáticos.

Posso ajudar?