Cidades

DAAE contrata projetos para novos núcleos do Várzeas do Tietê

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) investirá R$ 4,9 milhões em projetos executivos de três núcleos de lazer do Parque Várzeas do Tietê (Jardim Helena e Itaim Biacica, em São Paulo, e Any Jaci, em Guarulhos)

O trabalho será realizado pelo escritório Ruy Ohtake Arquitetura e Urbanismo Ltda. e inclui também o acompanhamento técnico das obras de implantação dos núcleos.

Criado em 2010, o Parque Várzeas do Tietê tem por objetivo recuperar e preservar 75 quilômetros de várzeas do rio no trecho acima da barragem da Penha, ligando o Parque Ecológico do Tietê, localizado na zona leste da cidade de São Paulo, ao Parque Nascentes do Tietê, em Salesópolis. Isso contribuirá para minimizar os efeitos da ocupação desordenada das várzeas e os consequentes problemas ambientais, urbanísticos e sociais, além do controle de enchentes nas zonas urbanas.

Os núcleos Jardim Helena, Itaim Biacica e Any Jaci integram a primeira etapa do parque que será feita em 25 quilômetros de extensão do rio Tietê, da barragem da Penha até a divisa de São Paulo e Guarulhos com o município de Itaquaquecetuba. Essa etapa conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O MAIOR PARQUE LINEAR DO MUNDO

O Parque Várzeas do Tietê será o maior parque linear do mundo, com 107 quilômetros quadrados de área. O projeto prevê a construção de 33 centros de lazer, esportes, cultura, recreação e educação ambiental ao longo do parque, que beneficiarão diretamente mais 3 milhões de moradores da zona leste da capital e dos municípios de Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis, dotados de equipamentos como campos de futebol, quadras poliesportivas, pista de bicicross, campo para vôlei, pista de skate, áreas para recreação, quiosques, núcleo para educação ambiental, centros de atividades para terceira idade, salão para artes plásticas, entre outros.

O parque será implantado em três etapas por meio de uma parceria do Governo do Estado, através do DAEE, com as prefeituras dos municípios beneficiados. A primeira etapa será implantada em 25 quilômetros de extensão do rio Tietê, da barragem da Penha até a divisa com o município de Itaquaquecetuba; a segunda etapa, com 11,3 quilômetros, abrange a várzea do rio em Itaquaquecetuba, Poá e Suzano; e a terceira, com 38,7 quilômetros, que vai de Suzano até a nascente do Tietê, em Salesópolis e inclui os municípios de Mogi das Cruzes e Biritiba Mirim.

Posso ajudar?