O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) iniciou no último dia 15 o processo de licitação para desenvolvimento do projeto de canalização de 19 quilômetros do rio Baquirivu-Guaçu. O trecho beneficiado se estende da Estrada dos Vados (divisa de Guarulhos com Arujá) até a foz no rio Tietê, excluindo trecho já canalizado próximo ao Aeroporto Internacional de Cumbica.
A licitação inclui a elaboração dos projetos executivos para a construção de dois piscinões na margem direita do rio Baquirivu-Guaçu: RBA-03, localizado entre as ruas Prado e João Ranieri, com capacidade para acumular 224 mil metros cúbicos de água das chuvas; e RBA-05, aproximadamente 180 metros a montante da foz do ribeirão das Lavras, com capacidade para 690 mil metros cúbicos.
No início do ano, 14 passageiros de um ônibus ficaram presos e tiveram que ser resgatados pelo helicóptero Águia da Polícia Militar, após as fortes chuvas que transbordaram o rio e provocaram inundações na região. Com a canalização as enchentes serão evitadas, uma vez em que aumentará a capacidade de vazão do Baquirivu-Guaçu de 60 para 150 metros cúbicos por segundo na altura do aeroporto. Além disso, o conjunto de obras possibilitará à bacia absorver chuvas com até 80 milímetros em duas horas, reduzindo significativamente o risco de inundações nos bairros ribeirinhos.
O DAEE informa que a licitação em andamento é apenas para o desenvolvimento dos projetos e não para as obras que ficará a cargo da empresa a ser contratada, que deverá realizar o estudo hidrológico do rio e executar os projetos. O prazo para este trabalho é de 18 meses, somente então será realizada a concorrência para as obras.