Cidades

DAEE canalizará 19 quilômetros do rio Baquirivu-Guaçu em Guarulhos

Piscinão será constuído na margem direita do fluxo de água, na região do Bonsucesso

A canalização do rio Baquirivu-Guaçu contemplará 19 quilômetros de extensão. Para isso, o Departamento de Águas e Energia Elétrica contratou a empresa Hidrostudio Engenharia Ltda. para elaborar os projetos executivos, no trecho entre a divisa de Guarulhos com Arujá e a foz no rio Tietê, próximo à rodovia Hélio Smidt (acesso ao Aeroporto Internacional de Cumbica).

O Governo do Estado vai investir R$ 3,5 milhões nos projetos que incluem também dois piscinões: RBA-03, com capacidade para 220 mil metros cúbicos de águas das chuvas; e RBA-05, com capacidade para 690 mil metros cúbicos. Com 163 quilômetros quadrados, a bacia hidrográfica do rio Baquirivu-Guaçu está localizada nos municípios de Arujá e Guarulhos e é uma das regiões da Grande São Paulo que vem sofrendo nos últimos anos, um acelerado processo de desenvolvimento e ocupação crescente e desordenada. A intensificação no processo de urbanização e conseqüente impermeabilização do solo da bacia vêm agravando o problema das inundações do rio Baquirivu-Guaçu e afluentes.

O piscinão RBA-03 será construído na margem direita do Rio Baquirivu-Guaçu, entre as ruas Prado e João Ranieri, no bairro Bonsucesso. O piscinão RBA-05 também está previsto na margem direita do rio Baquirivu-Guaçu, entre o rio e a rua da Cerâmica, cerca de 180 metros acima da foz do ribeirão das Lavras, próximo ao aeroporto de Cumbica.

Posso ajudar?