O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) informou ao Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) que irá antecipar em um mês do processo para contratar o desassoreamento do Rio Tietê, a partir da Barragem da Penha em São Paulo em direção aos municípios da região do Alto Tietê.
Prevista inicialmente para agosto, a abertura da licitação para o desassoreamento deverá acontecer em julho, de forma a permitir que os serviços comecem em outubro, antes das chuvas do próximo verão. O desassoreamento dos lotes 3 e 4 contempla as áreas da Barragem da Penha até Guarulhos e de Guarulhos até Mogi das Cruzes. A intervenção é tida como essencial para liberar a calha e permitir melhor escoamento das águas.
A superintendente do DAEE, Mara Ramos, ressaltou os esforços do órgão para dar vazão às demandas do Alto Tietê e intensificar o enfrentamento das enchentes. “A área do Condemat é prioritária e estamos trabalhando com os municípios para encontrar as melhores soluções, nos menores prazos”, ressaltou a gestora.
A reunião realizada no DAEE em São paulo teve a participação das cidades de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Igaratá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano. Nela foi anunciada também a compra de equipamentos hidráulicos para a Barragem da Penha, que estão em fase de instalação. Com as novas estruturas, a previsão é de que em até 15 dias possam ser iniciados os testes no local, que é um dos pontos da região indicados entre os possíveis causadores das enchentes.
“Temos cidades que foram muito prejudicadas pelas chuvas e essa articulação técnica entre as prefeituras e o Estado é fundamental para um plano de ações efetivo”, ressaltou o prefeito Vanderlon Gomes, de Salesópolis, que representou o Conselho de Prefeitos na reunião.
Um novo encontro do grupo já foi agendado para junho.