Ele nasceu em Barcelona, e acaba de completar – em 16 de junho – 42 anos. Daniel César Martin González Brühl, ou simplesmente Daniel Brühl, é um ator teuto-espanhol que vem seguindo uma bem-sucedida carreira internacional. Teve importantes papéis em Bastardos Inglórios, Rush – No Limite da Emoção e Capitão América: Guerra Civil. Também estrela a série O Alienista, como médico que viaja na mente de assassinos.
Toda essa projeção começou com dois filmes que fez em 2003 – Edukators, de Hans Weingartner, e Adeus, Lênin!, de Wolfgang Becker. O segundo está de volta na TV paga e é a atração desta quinta, 2, no HBO Mundi, às 10h05. Becker virou o diretor alemão sensação justamente de 2003, quando Adeus, Lênin recebeu um monte de prêmios: David di Donatello, Bafta de melhor filme estrangeiro, Grande Prêmio do Cinema Europeu como melhor diretor.
O filme é uma sátira política, e das boas. Uma mãe comunista sofre um ataque quando vê o filho rebelde numa manifestação contra o regime, em Berlim Oriental. Ela entra em coma e, quando acorda, o mundo mudou. O Muro de Berlim caiu, o império soviético desestruturou-se. Sabendo que mamãe não aguentará o choque, o bom filho (Daniel) cria um mundo de fantasia para que a mãe siga vivendo em sua utopia comunista. Não é fácil, mas é divertido.
As informações são do jornal <b>O Estado de S. Paulo.</b>