O ator Danny Masterson, 47, mais conhecido por viver Steven Hyde em That 70s Show e Jameson "Galo" Bennett na série The Ranch, foi condenado a 30 anos de prisão pelo estupro de duas mulheres entre 2001 e 2003.
O artista já havia sido declarado culpado em um julgamento ocorrido em maio de 2023, mas aguardava sentença. A decisão foi emitida nesta quinta-feira, 7, pela juíza Charlaine Olmedo, conforme informações da emissora norte-americana NBC News.
Masterson estava presente na sessão, que ocorreu no Tribunal Superior do Condado de Los Angeles, nos Estados Unidos, e ficou calado durante todo o tempo. A mulher dele, a modelo e atriz Bijou Phillips, também estava no local e saiu de óculos escuros após a revelação da sentença.
Masterson foi acusado por três mulheres, que alegam terem sido agredidas sexualmente pelo ator entre 2001 e 2003, na casa dele em Los Angeles, segundo as autoridades policiais.
Em maio, o júri formado por sete mulheres e cinco homens definiu que o ator de 47 anos era culpado em dois casos, mas não conseguiu chegar a um veredito sobre o terceiro.
Em 2017, a Netflix demitiu o ator de The Ranch, após os relatos serem divulgados na imprensa. Em 2022, o caso voltou à júri, mas foi anulado por não terem conseguido chegar a um consenso. Já em 2023, um novo julgamento declarou o artista culpado de dois dos três casos.
Masterson nega as acusações e alega que teve relações sexuais de forma consensual com as três denunciantes. Anteriormente, ele se disse "decepcionado" com a demissão da plataforma de streaming.
"As autoridades investigam estas acusações há mais de 15 anos e determinaram que não tinham fundamento. Nunca fui acusado de nenhum crime e muito menos condenado por isso. Neste país, você é inocente até que demonstrem o contrário. No entanto, no atual clima, parece que você é considerado culpado no momento em que é acusado", afirmou.
As três mulheres faziam parte da Igreja da Cientologia, popular entre atores de Hollywod, e foi por meio deste grupo reservado que Masterson as conheceu. Duas delas disseram que autoridades da igreja lhes pediram que não entrasse em contato com a polícia.
Em um comunicado divulgado à imprensa americana após a divulgação da sentença Shawn Holley, um dos advogados de Masterson, afirmou que a defesa vai recorrer. "O Sr. Masterson não cometeu os crimes pelos quais foi condenado e nós – e os advogados de apelação – os melhores e mais brilhantes do país – estamos confiantes de que essas condenações serão anuladas", disse.