UM SUV médio de ótima performance, muito espaço interno, conforto, segurança, recheado de tecnologia e com um preço para lá de competitivo. Assim, pode ser definido o novo JAC T50, avaliado durante 15 dias pelo GuarulhosWeb, que aproveitou o recesso de final de ano para colocar o carro na estrada e perceber as qualidades deste modelo que chega para brigar bem no competitivo mercado dos utilitários esportivos.
Com 4,345 metros de comprimento e 2,56 m de distância entre-eixos, de cara, o T50 sai na frente no bolso. A versão avaliada, equipada com o máximo de itens oferecidos pela JAC no “pack 3”, sai por R$ 88 mil, valor abaixo dos concorrentes diretos que oferecem bem menos equipamentos. Mas as vantagens não param por aí. Equipado com motor 1.6 16V a gasolina e câmbio automático tipo CVT, com 6 marchas programadas eletronicamente, tem um excelente desempenho, principalmente na estrada, mesmo com quatro pessoas a bordo e o porta-malas lotado até “as tampas”.
O consumo de combustível é dos melhores, ficando na média de 13 km/l ao final de 800 quilômetros rodados, a maior parte em estradas, mas na cidade também. Frise-se que esta marca foi obtida com ar condicionado acionado praticamente todo o tempo.
O desempenho do T50 também não deixa a desejar. O motor 1.6, que desenvolve a potência de 138 cv a 6.000 rpm e 17,1 kgfm a 4.000 rpm de torque máximo, responde muito bem, junto à transmissão CVT, que simula seis marchas e garante suavidade nas trocas. Apenas em momentos mais críticos, quando se exige mais força numa subida mais acentuada, é possível ouvir um ronco mais alto devido à reduzida repentina. Em descidas, algumas vezes, ele segura um pouco em marchas baixas, causando uma certa estranheza, mas nada que comprometa.
Vale lembrar que o T50 é uma evolução do T5, trazido anteriormente pela JAC. A novidade ficar para o novo motor em substituição ao 1.5 anterior e ao câmbio automático. A evolução está no bom número de equipamentos embarcados como o kit multimídia, com mirror link e tela de 8 polegadas, ESP, assistente de partida em rampas, luzes diurnas de LED, entre outros. Há detalhes que se destacam como a presença da câmera de imagem panorâmica 360 graus junto à câmera de ré. Trata-se de um sistema em que você enxerga o carro de cima, podendo perceber tudo que há a sua volta, inclusive na frente. Aliás, durante a manobra e até 20km/h, quando você desengata a ré e vai adiante, a imagem deixa a traseira e mostra a frente do carro, o que facilita demais a sequência de uma manobra em locais mais apertados.
O design é atual e refinado, mesclando as linhas bem definidas da carroceria à aplicação de frisos cromados. Na frente, o capô em forma de cunha e o para-choque envolvente, com luzes de neblina, se destacam. A lateral mistura linha alta na “cintura” e traços que surgem no capô dianteiro e no para-choque que promovem sensação de fluidez dinâmica e constante movimento. As rodas são de liga de 16 polegadas.
Na traseira, a tampa inspira robustez, com um grupo ótico de formas orgânicas e levemente horizontais. O pequeno aerofólio montado na extremidade do teto completa um certo ar esportivo. O para-choque preto ratifica a personalidade SUV, além de apliques cromados para denotar sua proposta de requinte.
Internamente, o T50 passa a ideia de modernidade nos mais diversos detalhes, a partir do amplo painel, com as superfícies pretas e revestidas em couro (soft touch). O quadro de instrumentos possui dois grandes mostradores circulares: velocímetro e conta-giros. No meio dos mostradores, o motorista encontra as luzes-espia e o computador de bordo. Como diferencial de acabamento, o JAC T50 incorpora molduras acetinadas que envolvem o quadro de instrumentos e as aletas de ventilação.
Como o volante é multifuncional, o motorista não precisa tirar as mãos para as operações mais usuais: comando das funções do rádio, tecla para atender o telefone celular, acionamento do cruise control (controlador de velocidade) e controles do computador de bordo são funções ao alcance das duas mãos. Para completar, o JAC T50 utiliza o sistema keyless. OU seja, a chave pode ficar no bolso. Basta apertar o botão e ligar a máquina.
O sistema de ar-condicionado, por sua vez, posicionado no console central, logo abaixo do kit multimídia, é digital e automático. Sua principal função é definir a temperatura desejada e fixá-la no mostrador. No modo automático, o aparelho variará a velocidade de resfriamento até que a temperatura desejada seja atingida. Logo abaixo, o motorista encontra a tomada USB, que é utilizada para espelhamento do telefone celular ao kit multimídia.
Principais equipamentos de série- Pack 2 (R$ 83.990):
• Ar-condicionado digital e automático;
• Vidros das quatro portas com antiesmagamento, trava central e retrovisores com acionamento elétrico e função one-touch para subir/descer os vidros;
• Alarme antifurto;
• HSA (Hill System Assist), ou Assistente de Partidas em Aclives;
• ESP (Electronic Stability Program), ou Controle Eletrônico de Estabilidade;
• TPMS (Tyre Pressure Monitoring System), sistema que identifica quando algum dos pneus está com calibragem 20% abaixo da recomendada;
• Sistema de freios com ABS, BOS (pedal “inteligente” de freio, que anula a aceleração quando os dois pedais são pressionados simultaneamente) e BAS (assistente nas frenagens de pânico)
• Banco traseiro com sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis;
• Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros;
• Abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível;
• Coluna de direção ajustável na altura;
• Computador de bordo com funções de consumo instantâneo e médio, autonomia, velocidade média e cronômetro;
• Faróis com regulagem elétrica de altura;
• Banco traseiro bipartido 60/40;
• Banco do motorista com ajuste de altura;
• Bancos revestidos em couro ecológico;
• Cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes;
• Chave “smart”, que proporciona o fechamento remoto dos vidros;
• Faróis de neblina dianteiros e traseiro;
• Luzes de conversão estática (cornering lights);
• Rodas de liga leve aro 16;
• Volante multifuncional;
• Duas entradas USB;
• Tomada 12V no console central e no porta-malas;
• Direção com assistência elétrica e efeito progressivo.
Equipado com o Pack 3 (R$ 87.990) / Versão avaliada
• JAC Connect Front Camera (câmera frontal);
• Câmera de imagem panorâmica 360 graus;
• Câmera de ré;
• Rebatimento elétrico dos retrovisores;
• Função “follow me home”;
• Faróis com acendimento automático (sensor crepuscular);
• Luzes diurnas em LED;
• Rack no teto;
• Volante revestido em couro;
• Cruise control;
• Kit multimídia com mirror link, tela de 8 polegadas e espelhamento de sistemas Android e IOS