Depois de encerrar a temporada 2014 na 8ª colocação do ranking nacional de ciclismo, a equipe guarulhense de ciclismo da ADF prioriza para este ano as provas e ou circuitos que possam distribuir pontos na classificação nacional ou internacional da modalidade esportiva. Neste domingo, 08, a equipe participa da 1ª etapa do Campeonato Paulista, que será realizada na cidade de São José dos Campos (SP). O objetivo é a participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que está projetado para acontecer no próximo ano.
O calendário da ADF nestes primeiros meses deste ano está configurado com as participações na etapa de Cubatão (SP) do Campeonato Paulista, que acontece no domingo seguinte, a prova de Aracaju (SE), da TV Atalaia, afiliada da TV Record, em Sergipe, o circuito Boa Vista, de Joinville, e a volta internacional do Rio Grande do Sul, que conta com a participação de atletas de outros seis países e será disputa em cinco etapas. A única disputa da equipe nesta temporada aconteceu no dia 25 de janeiro, no Rio de Janeiro.
“Esse ano fizemos apenas uma prova, que foi no dia 25 de janeiro, no Rio de Janeiro e ficamos com o 15º lugar. De lá pra cá, não participamos de mais nenhuma prova justamente para focar o que a gente teria como prioridade e não ficar uma coisa aleatória. E também as provas oficiais começaram todas agora (Em março) e as que antecederam no nosso entender não tinha tanta importância assim”, explicou o diretor técnico da equipe ADF, Claudio Santos.
Santos também destacou que a prioridade da ADF está voltada para as participações em eventos que possam garantir pontuação no ranking nacional e internacional, além daqueles que possam proporcionar visibilidade e recursos financeiros. O espaço que consequentemente existirá no calendário da equipe será utilizado para a realização da pré-temporada.
“Vamos fazer uma pré-temporada e uma temporada mais seletiva para que possamos conquistar alguns pontos que estão em jogo. Essa é a intensão. Tanto que a prova, em Aracaju (SE), vai distribuir 80 pontos no ranking nacional para o primeiro colocado. A gente vai priorizar os circuitos que tem de uma certa forma pra nós maior mídia e uma premiação financeira melhor. São eventos pontuais e tradicionais”, justificou o dirigente.
Ele também ressaltou que as demais provas serão utilizadas para aprimorar o ritmo de competição dos atletas. “Já as provas são para aprimorar o nosso ritmo e não concorrer às premiações. Tirando o Campeonato Paulista, as outras provas servirão para aprimoramento dos treinamentos. Ou a gente abre mão ou divide o grupo. Pontuar no ranking nacional e mundial são nossas prioridades e no final do ano esses pontos agregam no ranking nacional de equipes e também no mundial. Queremos manter a 8ª posição ou melhorar”, finalizou.