Cidades

Decepcionados com Almeida, moradores do Boa Vista voltam ao Paço

Na manhã desta segunda-feira (14) moradores da comunidade Boa Vista, região do Taboão, se reuniram no hall principal do Paço Municipal de Guarulhos para protestar contra reintegração de posse, que pode acontecer a qualquer momento. É a segunda vez que os moradores comparecem ao Paço buscando uma solução para problema. 
 
No dia 11 de novembro, cerca de 200 moradores foram recebidos pelo prefeito Sebastião Almeida (PT) e ouviram a promessa dele, junto a representantes da comunidade e o advogado do proprietário da área ocupada, que se buscaria uma solução para o problema.
A reunião que aconteceria no mesmo dia foi adiada para a semana seguinte e acabou não ocorrendo, segundo moradores. “Aquilo não passou de um teatro, nada foi decidido, comparecemos aqui com um abaixo assinado, mas nada foi feito”, explicou Jonas Razzu, morador e um dos organizadores do protesto.
 
Nesta segunda-feira, os moradores pedem que o prefeito decrete que a área se torne Zona Especial de Interesse Social (Zeis), para que a reintegração seja revogada. “Nós sabemos que a reintegração já foi decretada, mas queremos que a lei nos ajude como suporte para manter o direito de permanecer no local”, explicou Razzu.
 
Outra reclamação dos moradores é a truculência com que os policiais costumam abordar as famílias no local. “Dez dias após a reunião aqui no Paço, o comando da região foi substituído e os policiais vão até a comunidade todos os dias para fazer ameaças aos moradores”, contou Razzu.
 
Segundo a Associação de Desenvolvimento Habitacional Urbano (ADHT), a comunidade Boa vista abriga cerca de 500 famílias, que ocupam a área há 40 anos. 
 
Os moradores pretendem permanecer no Paço Municipal até que o prefeito e o secretário de Habitação, Orlando Fantazzini, os recebam e apontem uma solução para o problema.
 

Posso ajudar?