Cidades

Defesa Civil afirma que 87 famílias já foram removidas da São Rafael

As desapropriações foram realizadas em decorrência dos estragos que as fortes chuvas de janeiro causaram

Depois do incêndio que destruiu cerca de 30 barracos na comunidade São Rafael, na região do Jardim Tranquilidade, na noite do último sábado, a Defesa Civil Municipal informou que ao menos 87 famílias já foram retiradas da favela. As desapropriações foram realizadas em decorrência dos estragos que as fortes chuvas de janeiro causaram. Os danos já levaram, inclusive, a população a realizar duas manifestações em meio à rodovia Fernão Dias, em reivindicação a demora para a entrega de moradias a população local.

De acordo com o diretor da Defesa Civil, Paulo Victor Novaes, todas as famílias alojadas na escola municipal Nádia Maria Seabra, já receberam a primeira parcela do auxílio moradia. No entanto, Novaes não soube precisar quantos estão abrigados no colégio e quantos já conseguiram alugar um imóvel.

Com relação ao programa de urbanização de favelas, que inclui a comunidade São Rafael, as secretarias de Obras e de Habitação informaram que as obras na favela devem ser iniciadas somente em abril, apesar dos moradores alegarem esperar por moradia há pelo menos dois anos, quando as casas no local foram identificadas e numeradas.

Em reportagem anterior, a Prefeitura havia mencionado que o projeto executivo do programa está em fase final e que as obras deveriam começar em fevereiro. A reurbanização da São Rafael era tida como prioridade do governo, com a construção de 793 unidades habitacionais, com investimento de R$ 54 milhões e previsão para conclusão para 2012.

Incêndio – "Se os bombeiros não fossem rápidos a tragédia poderia ser  melhor", conta a diarista Júlia dos Santos, 42 anos. O incêndio que ocorreu no sábado por volta das 21h, pode ter sido criminoso. 

Posso ajudar?