Cidades

Defesa Civil atende 12% menos ocorrências em relação a janeiro de 2016

Em função do grande volume de água das chuvas,  janeiro é mês que gera maior preocupação e atenção da população e também dos gestores públicos. Atingida constantemente por este fenômeno da natureza, a cidade de Guarulhos, apesar dos transtornos causados nos primeiros 24 dias deste ano, registrou queda no número de ocorrências ou atendimentos realizados em relação ao mesmo período do ano passado em 12%.
 
Segundo dados fornecidos pela Defesa Civil do município, a Prefeitura recebeu entre os dias 1 e 24 deste mês quase 170 registros de ocorrências,  muitas delas de áreas atingidas pelas fortes chuvas e o excesso de volume de água no último final de semana. Foram atendidas ocorrências em diversos bairros da cidade, principalmente nos últimos dias 21 e 22, quando o prefeito Guti (PSB) organizou uma força-tarefa para agir com rapidez nos locais atingidos. 
 
A Prefeitura informou que neste momento a cidade possui 46 pontos de atenção. No ano passado, neste mesmo período, eram 51. Dentre o mapeamento realizado, o Governo Municipal identificou vias em diversos pontos da cidade com a possibilidade de alagamento, entre eles estavam as avenidas Tiradentes e Paulo Faccini, além das ruas Padre Celestino, do Lago, Olaria, Granito e o Trevo de Bonsucesso.
 
Para minimizar os efeitos causados neste período de chuvas, a Defesa Civil informa que realiza trabalhos como limpeza de córregos, campanhas de conscientização e prevenção. No último dia 16, uma mulher teve seu veículo levado pela enxurrada e tragado pelo Córrego Taboão. O veículo foi localizado naquela área com o corpo da vítima no interior dele.
 
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), este já é o 5º janeiro mais chuvoso dos últimos 75 anos na Capital, Grande São Paulo e Interior. A média prevista de precipitação para os primeiros 23 dias deste mês neste ano era a de 261 mm de água. No entanto, o acúmulo já ultrapassa a marca do 460 mm. Em janeiro de 2011 caíram do ceus cerca de 470 mm, o maior deles.

Posso ajudar?