Cidades

Defesa Civil de Guarulhos treina servidores para a contenção de fogo em mato

A Defesa Civil de Guarulhos capacitou cerca de 40 servidores municipais na contenção de fogo em mato nesta quinta (20) e sexta-feira (21) no Horto Florestal, no bairro Água Azul. O treinamento prepara anualmente a brigada de incêndio da Prefeitura para prestar suporte ao Corpo de Bombeiros em épocas de baixas temperaturas e pouca umidade, que aumentam o risco de propagação do fogo.
Após as aulas teóricas, os servidores vestiram os equipamentos de proteção individual e praticaram com êxito a eliminação de uma série de pequenos incêndios em vegetação com o uso de bombas costais e abafadores, além de formarem aceiros na vegetação para impedir que o fogo fosse propagado. Para preservar a área verde o fogo foi colocado em mato retirado em roçagens.
O treinamento também capacita os agentes a compreenderem a propagação do fogo e a orientarem a população quanto à prevenção. “Muitas vezes são pequenas ações que geram grandes problemas, como jogar uma bituca de cigarro na beira da estrada ou tomar uma bebida e descartar o recipiente de vidro na mata. A baixa umidade invernal faz com que a combustão de materiais inflamáveis ocorra rapidamente e queime as florestas”, explica o coordenador da Defesa Civil, Waldir Pires.
Grande parte das ocorrências de fogo em mato é causada pela queima de diversos materiais com a intenção de descartá-los. No entanto, o problema pode ser facilmente evitado, uma vez que o município dispõe de uma série de programas para a destinação correta de resíduos, como os 29 Ecopontos espalhados pela cidade que recebem entulhos, a coleta seletiva em todos os bairros para a entrega de materiais recicláveis e Operação Cata-Treco, que retira móveis velhos, eletrodomésticos, pedaços de madeira e metal nos bairros. A programação desses serviços pode ser acessada no site da Prefeitura (https://www.guarulhos.sp.gov.br/).
O Corpo de Bombeiros é o órgão responsável por lidar com grandes incêndios e atende pelo telefone 193. Já a Defesa Civil, que atua como apoiadora do órgão e elimina princípios de incêndio, pode ser acionada pelo 199.
Outros treinamentos
Na quarta-feira (19) a Defesa Civil participou de outros dois treinamentos para o atendimento de variadas situações de emergência. Um deles foi o curso Conhecer para Prevenir, de Curitiba (PR), que reuniu servidores de 15 municípios em uma escola para exercitar protocolos de ação em incêndios, alagamentos, desabamentos, apedrejamentos, tiroteios, entre outros.
Em Guarulhos, outra equipe simulava um acidente químico com vazão de fumaça tóxica e resgate de cinco vítimas e a evacuação de cerca de 300 funcionários na empresa União Química Farmacêutica, na Vila Sant’Anna, junto a mais de 50 agentes da brigada de emergências da companhia, do Sistema Integrado de Emergência de Guarulhos (Sieg) e do Corpo de Bombeiros.

Foto: Márcio Lino/PMG

Posso ajudar?