A coordenação da Defesa Civil Municipal informou ao GuarulhosWeb na manhã deste sábado que a situação no Condomínio Residencial Morada do Sol está sob controle e não há riscos para os moradores dos prédios nem para aqueles que vivem na rua Justiniano Salvador dos Santos, no Parque Mikail, que fica abaixo do conjunto de prédios. Na noite desta sexta-feira, após o deslizamento de terra, muitos preferiram deixar suas casas.
Segundo relatos de moradores ao GuarulhosWeb, o deslizamento de terra ocorreu nos fundos de um dos conjuntos que compõem o Morada do Sol, condomínio residencial de prédios construído por uma cooperativa já presidida pelo atual secretário municipal de Serviços Públicos, vereador Eduardo Soltur (PSD).
Durante esta madrugada, com as chuvas que voltaram a cair sobre o bairro, mais um pedaço do muro que tinha ficado pendurado no primeiro deslizamento veio abaixo, segundo relatos de moradores. Um caminhão estacionado na garagem no empreendimento residecial e que não foi retirado ainda corre o risco de cair.
ENTENDA O CASO
Uma grande quantidade de terra, nos fundos de um dos estacionamentos de um prédio, se deslocou para baixo em direção a diversas residências que ficam em um nível mais abaixo do bairro. Os moradores ficaram apavorados e estão deixando suas casas. Um morador relatou que o muro que sustenta o estacionamento está próximo de desabar. “Se ele não cair, os carros vão vir aqui para baixo”.
Na manhã deste sábado, a Defesa Civil Municipal, infomrou que um engenheiro da Prefeitura esteve no local, mas cheg inteou à conclusão que não há a necessidade de interdição nem do condomínio e nem das casas. Apenas aconselhou as pessoas que vivem nas residências a não permanecerem nas partes dos fundos, a título de precaução. Mesmo assim, diversas famílias da rua Justiniano Salvador dos Santos estão foram para casas de parentes, como medo de mais terra ceder com as chuvas.
A Defesa Civil informou que vai encaminhar o caso para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, responsável pela fiscalização de obras e edificações concluídas para acionar os responsáveis para tomarem as providências cabíveis no local.
Desconhecendo a informação de quem o muro caiu durante a madrugada, a Defesa Civil informou que encamnhará novamente o engenheiro ao local para checar a situação mais uma vez ainda neste sábado.