A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Guarulhos chama a atenção da população para a previsão de chuvas fortes nos próximos dias e orienta sobre os cuidados para prevenir acidentes durante enchentes e vendavais. Até esta terça-feira (13) dezembro registrou 710 mm de precipitações em toda a cidade (cada milímetro de chuva equivale a 1 litro de água em 1 m²).
Os bairros Cidade Soberana e Cidade Aracília acumularam mais 100 mm em 13 dias. Altas concentrações também foram registradas no Jardim Adriana e no Centro, ambos com 80 mm, e em Cumbica (76 mm). A soma é feita por meio dos aparelhos pluviométricos que monitoram as chuvas durante todo o ano, em especial entre dezembro e março, quando os temporais são mais frequentes.
Uma das orientações é o cadastro no serviço de SMS da Defesa Civil Estadual, que possibilita receber alertas gratuitamente sobre os riscos de chuvas fortes. Para aderir ao sistema basta enviar o CEP em que reside via SMS para o número 40199.
Em caso de enchente o cidadão deve desligar os aparelhos eletrônicos, procurar por um local alto e seguro e acionar os agentes da Compdec pelo telefone 199, que funciona 24 horas, todos os dias. Ao buscar abrigo é necessário evitar locais embaixo de árvores, campos e estruturas metálicas.
Caso o cidadão precise atravessar com seu veículo um ponto de alagamento, deve diminuir a velocidade e manter distância do automóvel à frente. Se o nível da água estiver muito alto e com correnteza, é aconselhável aguardar em um ponto alto seguro até que a chuva diminua antes de seguir o percurso.
Após a inundação cessar o morador da área atingida deve evitar mexer em objetos e alimentos que tiveram contato com a água da chuva, aguardar que os equipamentos elétricos sequem antes de ligá-los e lavar e desinfetar as áreas, móveis e itens que tiveram contato direto com a enchente utilizando luvas e botas de borracha.