A Defesa Civil Estadual encaminhou para as coordenadorias regionais e municipais de defesa civil, previsão meteorológica especial para todo o Estado de São Paulo, tendo em vista que neste final de semana áreas de instabilidades formam-se, causando chuvas de intensidade forte de curta duração, seguidas de chuva menos intensa, mas de longa duração.
A previsão é que as chuvas comecem no sábado de madrugada e persistam até o domingo à noite, aumentando de intensidade, durante o fim da tarde e início da noite. As prováveis áreas mais atingidas no sábado será a divisa com Minas Gerais e norte do Estado, mas essas chuvas ainda podem alcançar a RMSP, centro e oeste paulista.
Durante o domingo a chuva se concentrará na divisa com o Paraná, lembrando que nas outras regiões também ocorrerão pancadas de chuva com pontos fortes, de curta duração. A tendência é que os acumulados pluviométricos fiquem elevados, havendo risco de ocorrer transtornos como: queda de árvores e muros, destelhamento de casas, deslizamentos de terra, transbordamento de córregos e formação de alagamentos intransitáveis.
A orientação da Defesa Civil Estadual é principalmente voltada para comunidades localizadas em áreas de risco, alertando para que abandonem estas áreas aos primeiros sinais de anormalidades, como trincas, rachaduras em paredes, muros e deslizamentos de terra, além do aumento do nível de rios e córregos. Em caso de emergência ou dúvidas, a população deve procurar imediatamente as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil ou os órgãos de emergência como Corpo de Bombeiros (193) e Polícia Militar (190).