Cidades

Defesa Civil realiza formatura de agentes e recicla brigadistas

Brigadistas e agentes da Defesa Civil foram certificados, após realizarem cursos e treinamentos específicos para as respectivas áreas de atuação. A solenidade de entrega dos certificados aconteceu na noite de sexta-feira (18), na Associação dos Servidores Municipais de Guarulhos (ASMG), no Bom Clima.
 
Nessa leva, foram aprovados 23 formandos – oito são novos agentes da Defesa Civil e 15 brigadistas. Dentre os agentes, seis são funcionários públicos e dois voluntários. Já os brigadistas são todos funcionários públicos.
 
A coordenadora da Defesa Civil Margaret Martins destacou a importância do órgão na prevenção de catástrofes e no apoio ao trabalho do Corpo de Bombeiros de Guarulhos em casos de desmoronamentos, desabamentos, deslizamentos, soterramentos e incêndios, entre tantas outras emergências e urgências apoiadas pelos brigadistas e agentes. Lembrou ainda que o órgão é ligado ao Ministério da Integração Nacional, à Coordenadoria do Estado de São Paulo e existe na cidade por força de lei.
 
“Nossa história criou uma defesa respeitada, com investimento do Poder Executivo. Para quem não sabe, a Defesa tinha uma Kombi e uma Toyota. Não é a frota dos meus sonhos, mas é muito mais do que tínhamos”, disse, em referência ao apoio recebido do prefeito Sebastião Almeida, que transformou o órgão em coordenadoria e a equipou. “Vem aí uma nova gestão, mas a história da Defesa Civil não termina aí porque a nossa história é feita pelas mãos, suor e sangue de trabalhadores”, concluiu.
 
 
Certificação
 
O curso de formação para agentes da Defesa Civil é bastante extenso e variado. Inclui 23 temas que precisam ser dominados pelo aspirante e tem duração de 91 horas. Entre os tópicos aprendidos estão atendimento pré-hospitalar, combate e prevenção a incêndios, meteorologia (com leitura de pluviômetro para identificar intensidade das chuvas), assistência humanitária, patologia (da construção de estruturas) e, claro, história da Defesa Civil. O curso teve início em março e foi concluído em agosto.
 
Edvaldo Ferreira da Silva Júnior, bombeiro civil, é um dos agentes voluntários que passaram por treinamento e receberam a certificação do curso. Seu entusiasmo pelo trabalho voluntário nasceu em 1989, quando da queda de um avião da Transbrasil no Jardim Ipanema (região daVila Barros) quando ajudou nos trabalhos para “reestabelecer a normalidade” no bairro. Bem mais tarde, um colega voluntário, também bombeiro civil, o informou sobre a possibilidade de atuação na Defesa Civil de Guarulhos. “Busquei informação na Prefeitura e me inscrevi para fazer o curso”, disse.
 
Já o brigadista está um estágio adiante do agente. Além do curso de formação dos agentes e experiência nas ações da Defesa Civil, o brigadista precisa obrigatoriamente fazer mais 7 horas de curso específicos em que aprendem sobre classe e composição de extintores, manuseio de hidrante e mangueiras de combate a incêndios, entre outros treinamentos que servem de apoio ao Corpo de Bombeiros. O treinamento e capacitação precisa ser renovado todo ano. Em 2016, a reciclagem aconteceu em agosto.
 
Simone Aparecida Favato de Carvalho é gerente de formação de novos brigadistas e está na Defesa Civil desde 2015. Ela também participou da reciclagem e recebeu a certificação na cerimônia de sexta-feira: “A partir do momento que eu comecei a trabalhar aqui, fazendo o curso de agente e depois de brigadista, eu passei a entender o papel da Defesa Civil. Normalmente, a população não sabe o papel importante da Defesa, seja preventivo ou de apoio ao Corpo de Bombeiros e à população”, disse a funcionária.
 
Além da coordenadora da Defesa Civil Margaret Martins, participaram da solenidade de certificação Gildo Soares, gerente de formação e desenvolvimento institucional da Defesa Civil;  Jefferson Alecsander Bonácio, instrutor de vivência em meio liquido; Clélia Márcia de Mello, instrutora de assistência humanitária; Fernando César, instrutor de prevenção e combate a Incêndios; Silvana Maria de Souza, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social; vereadora Genilda Bernardes (PT); vereador Edmilson Souza (PT); Adailton Pereira, da OnG.
 

Posso ajudar?