Como era de se esperar, as discussões em torno da construção do trecho Norte do Rodoanel Mário Covas, muito mais do que dividir a cidade, como querem fazer crer alguns setores da sociedade, coloca em lados opostos duas forças políticas distintas. Em vez de levar os debates para o campo das ideias, considerando-se o interesse da sociedade, grupos de moradores e de entidades, encabeçados pelo Partido dos Trabalhadores, compareceram à audiência pública realizada em Guarulhos, nesta quarta-feira, prontos para serem do contra. Chamou a atenção o fato de o prefeito Sebastião Almeida (PT), mesmo fora do cargo por estar em férias, aparecer para liderar o que, para muitos, parecia uma verdadeira torcida organizada.
Ao dizer que estava ali para defender os interesses de Guarulhos e não ser contra o Rodoanel, o prefeito cometeu alguns deslizes ao não apresentar argumentos fortes para fazer valer as modificações que quer no projeto original apresentado pelo Dersa. Ele pede, por exemplo, mais túneis no território guarulhense sem, no entanto, mostrar justificativas para tanto. Cita que a Capital será mais beneficiada por passagens subterrâneas sem se atentar ao fato de que,
Por outro lado, a audiência serviu ainda para dar voz a muita gente que ainda não havia entendido os propósitos do Rodoanel, uma obra que extrapola os interesses locais e particulares, caracterizando-se como um dos projetos mais arrojados do país, por se tratar de uma rodovia urbana em torno do principal centro de desenvolvimento do Brasil. Neste sentido, Guarulhos será beneficiada por ser um dos municípios cortados pelo Rodoanel.
Desta forma, seria prudente que o prefeito revisse alguns conceitos, já que – ao colocar obstáculos à execução da obra – pode estar justamente jogando contra os interesses do município, que tanto diz defender. Aliás, foi com um discurso parecido que a cidade perdeu a terceira pista do Aeroporto Internacional. Tantos foram os empecilhos apesentados pela administração municipal ao defender comunidades que foram ocupando irregularmente a região, devido justamente ao descaso de gestões anteriores e por interesses partidários, que o governo federal sepultou o projeto, que garantiria a Guarulhos muito mais desenvolvimento.
Logico que os interesses da população que vive em áreas que serão afetadas pela obra deverão ser respeitados. E o Governo do Estado, em todas as fases do Rodoanel, sempre buscou dar garantias para que ninguém saia perdendo, seja com a transferência para imóveis construídos pela CDHU seja com o pagamento das desapropriações. Em relação aos danos ambientais, os números apresentados durante a audiência deixam claro que as compensações são bem maiores que as perdas.
Ou seja, passa da hora de deixar esses interesses partidários do lado e assumir a defesa efetiva de Guarulhos. Não importa se o Estado é governado pelo PSDB. Valem os benefícios que podem vir para a sociedade como um todo. E já é evidente que o município ganha muito mais do que perde com a chegada do Rodoanel.