O projeto Dentistas do Bem, iniciativa apoiada há seis anos pelo Instituto EDP, realizará a maior triagem odontológica do mundo. O objetivo da ação, marcada para esta terça-feira (25), é selecionar jovens de 11 a 17 anos para receber tratamento. Fazem parte da lista de cidades beneficiadas 15 municípios da região do Alto Tietê, Guarulhos e Vale do Paraíba, área de concessão da EDP Bandeirante, distribuidora do Grupo EDP.
O processo de triagem leva em consideração as condições socioeconômicas e a saúde bucal dos pacientes. Depois de exame visual, cada criança ou adolescente recebe um pequeno dossiê com seu índice de prioridade. Esse indicador visa a beneficiar os mais pobres, aqueles com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego.
Depois disso, os selecionados recebem uma carta com o nome e o endereço do dentista cujo consultório fique mais perto de suas residências, o qual será responsável pelo tratamento. Além de tratar os problemas existentes, os selecionados recebem acompanhamento odontológico até completar 18 anos. As cidades que estão na área de concessão da EDP Bandeirante contam com 792 profissionais voluntários. O tratamento é totalmente gratuito e inclui radiografias, ortodontia, próteses e implantes.