Antonio Palocci pediu demissão do cargo de ministro da Casa Civil ontem, após diversas denúncias de evolução patrimonial suspeita e de ligação com laranjas. A decisão aconteceu depois do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, arquivar todos os pedidos de inquérito relacionados a Palocci.
Foi a primeira baixa do primeiro escalão da presidente Dilma Rousseff (PT). Já Palocci deixa o Governo pela segunda vez após envolvimento em crise política. Com o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 2006, Palocci deixou o ministério da Fazenda após ser acusado de mandar quebrar o sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa, que tinha feito denúncias contra ele.
Dilma escolheu a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) para assumir a Casa Civil, cargo mais importante do Governo. Ela toma posse hoje, às 16h, no Palácio do Planalto. Ela tem 45 anos, trabalhou na equipe de transição do governo do ex-presidente Lula, preside o PT do Paraná desde 2008 e é casada com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.