Cidades

Depende do ângulo

Os números divulgados pela Firjan na quarta-feira sobre as cidades mais desenvolvidas do Brasil colocaram Guarulhos na incômoda 153ª posição no IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), baseado em dados de 2013. Pode ser considerado pouco para o 2º município mais populoso de São Paulo e 13º PIB nacional. No entanto, quando se levam em consideração os números de 2012, Guarulhos ultrapassou 48 cidades, já que ocupava naquele ano o 201º lugar.
 
 
 
Educação e saúde
 
Acredite se quiser. Mas a melhora da posição de Guarulhos, segundo a Firjan, se deu pelas boas notas obtidas nos quesitos Saúde e Educação. Numa escala entre 0 e 1, o IFDM Saúde da cidade chegou a 0,8890 (a melhor), enquanto o IFDM Educação obteve 0,8716, dois índices considerados como “altamente desenvolvidos”. Já o Emprego e Renda, que ficou com 0,7560, jogou Guarulhos para baixo entre os de “desenvolvimento moderado”.
 
 
 
Impasse na folia
 
Para dar fim a boatos infundados sobre a não realização de desfiles de Carnaval em Guarulhos, a Secretaria Municipal de Cultura confirmou ontem que a festa irá ocorrer na cidade, mas em dois dias e não mais em três, como uma forma de conter gastos. No entanto, a Liga das Escolas – apesar de concordar com a decisão – defende o domingo e a segunda-feira como os dias de “avenida”. A Prefeitura quer sábado e domingo.
 
 
 
No escuro
 
Tem muito consumidor guarulhense insatisfeito com o aumento em dezembro de 58% na CIP, a famigerada taxa de iluminação pública, aprovada em 2014 pela Câmara Municipal e cobrada desde o ano passado dentro das contas da Bandeirante Energia. Quem pagava R$ 9,97 passou a “contribuir” com R$ 15,75 de um mês para o outro, dinheiro que vai para os cofres da Prefeitura que – por sua vez – deixa muito a desejar quando o tema é iluminação pública.
 
 
 
17
 
Este é o número previsto de escolas de samba, grupos de afoxé e blocos que desfilarão nas ruas de Guarulhos no Carnaval 2016
 
 
 
“Entendemos o momento do País, mas é fundamental para os sambistas de Guarulhos e para a cultura da cidade que aconteça o carnaval, até mesmo em respeito a todo o trabalho que as entidades desenvolvem durante o ano”
 
Sidney Góes, presidente da Liga das Escolas de Samba de Guarulhos
 

Posso ajudar?