Cidades

Depois de ter obras embargadas, EMTU retoma Corredor

As obras do Corredor Metropolitano Guarulhos-São Paulo, no trecho entre o Cecap e a Vila Galvão, foram retomadas nesta segunda-feira, 22. Conforme o GuarulhosWeb informou com exclusividade em 5 de junho, a Prefeitura de Guarulhos havia embargado as obras neste trecho. 
 
Somente após um novo acordo entre a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), na última sexta-feira, 19, para solucionar pendências que determinaram o embargo, as obras puderam ser retomadas a partir desta segunda-feira. Desta forma, a nova previsão de entrega do Corredor, que tem como objetivo reduzir o tempo das viagens entre os municípios em até 20%, está prevista para meados de agosto deste ano.
 
De acordo com a EMTU, as primeiras operações previstas para esta nova etapa da obra, que classifica ter atingido a marca de 97%, estão voltadas para benfeitorias nas proximidades da parada da Vila Milton, na semaforização da via, tráfego geral e de pedestres, principalmente para facilitar o acesso às plataformas de embarque e desembarque instaladas ao longo dos 12,3 quilômetros de extensão do Corredor Metropolitano.
 
No entanto, a EMTU não revelou quais serão suas ações mediante as publicações do GuarulhosWeb sobre os problemas apresentados por futuros usuários das linhas disponibilizadas para circulação no Corredor Metropolitano Guarulhos – São Paulo. Entre elas estão a ausência da faixa exclusiva, em pelo menos 6 quilômetros, considerando os dois sentidos de tráfego.
 
Outro grande gerador de problemas quanto a conclusão das obras está atrelada a feira livre realizada às quintas-feira, na região da Vila Galvão e nas proximidades da parada Timóteo Penteado, localizada entre as avenidas Emílio Ribas e Timóteo Penteado e a rua Quitandinha. Ainda não houve entendimento entre os governos envolvidos e comerciantes, e muito menos a definição sobre o local que abrigaria o comércio livre.
 
Entretanto, a empresa, sem precisar uma data para a entrega em funcionamento do equipamento, apenas limitou-se a informar que nesta segunda-feira, 22, começa uma série de encontros com a Prefeitura para formalizar, de forma definitiva, um novo cronograma de obras, que permita a liberação do tráfego no trecho nos próximos 60 dias.
 

Posso ajudar?