Depois de um ano e meio em obras, com a pista marginal interditada, a concessionária CCR RioSP liberou nesta sexta-feira, dia 23 de junho, o tráfego de veículos na pista marginal no km 214,600, sentido São Paulo, em Guarulhos na rodovia Presidente Dutra. A liberação ocorre após o término das obras de recuperação de parte da pista que cedeu após fortes chuvas que atingiram a região no início de janeiro de 2022.
As equipes de obra e engenharia da concessionária executaram as obras utilizando várias soluções de engenharia, entre elas, contenção em solo grampeado, cravação de estacas metálicas, execução de laje de concreto e reconstrução do talude com contenção em terramesh, segundo divulgou a assessoria da CCR.
O terramesh tem como base o sistema de contenção por solo reforçado que fornece à obra a possibilidade de criação de taludes mais íngremes, facilidade de reforço em locais de difícil acesso. Após a conclusão do talude, a concessionária refez toda a estrutura do pavimento, com aplicação de novas camadas asfálticas, um novo sistema de drenagem, novas barreiras de concreto e, por fim, aplicou nova sinalização horizontal.
Sustentabilidade
Além da técnica em terramesh, a CCR RioSP investiu na sustentabilidade ambiental para concluir a recuperação do talude no km 214, com a gestão e utilização de resíduos gerados pela construção civil. O resíduo aplicado foi adquirido de empresa especializada. Antes da utilização desse tipo de material na obra, foram realizados ensaios com alguns tipos de materiais da região (solo, areia artificial, material de RCD). E todos apontaram para a eficácia do resíduo (RCD). Parte dos ensaios foi realizado no Centro de Pesquisas Rodoviários (CPR), cujo laboratório fica na sede da CCR RioSP, em Santa Isabel (SP).