Em uma estratégia que não deu certo, ano passado o modelo que fez muito sucesso no Brasil deixou de ter a motorização 2.0 e passou a ser equipado com o modesto 1.6, o mesmo que vai no irmão brasileiro HB20. As vendas despencaram.
Correndo atrás do prejuízo, a Hyundai decidiu trazer o i30 com o novo motor 1.8 MPI, com 150 cv e 18,2 kgfm de torque, mais potente e eficiente do que a versão 2.0 litros, anteriormente oferecida e com potência de 145 cv. Segundo a marca, a alteração segue a tendência mundialmente conhecida como downsizing, isto é, a utilização da tecnologia para reduzir o tamanho dos motores acompanhada pelo aumento do desempenho e eficiência energética.
O motor 1.8 MPI – ainda segundo a Hyundai – proporciona baixo consumo de combustível graças ao bloco de alumínio de baixo peso e uma série de outros recursos de engenharia. Entre os muitos itens importantes nesse sentido estão os balancins roletados e a redução do atrito obtida em vários componentes. O motor 1.8 MPI conta com injeção de combustível multiponto controlada por computador, duplo comando de válvulas no cabeçote e virabrequim deslocado em relação aos cilindros, configuração que reduz o atrito dos pistões, aumentando a durabilidade e a eficiência no consumo.
O desempenho e eficiência do novo motor são otimizados pela transmissão automática A6GF1, desenvolvida pela própria Hyundai. Compacta e leve, ela permite uma condução esportiva e também colabora com a redução do consumo de combustível, segundo informa a divulgação do modelo.
Um dos destaques do modelo é o sistema de direção Flex Steer, com assistência elétrica, que também proporciona economia de combustível. Ele permite que o motorista selecione entre três modos de direção, variando o grau da assistência oferecida. O modo Comfort é ideal para uso na cidade, o Normal, para uso em percursos mistos e o Sport, para condução em estradas, em velocidades maiores, ou direção esportiva.
O Hyundai i30 conta com até sete airbags para proteção dos ocupantes. São dois airbags frontais, para o motorista e passageiro, dois airbags laterais dianteiros, para proteção do ombro e tronco, dois airbags de cortina, que cobrem as janelas laterais dianteiras e traseiras em caso de capotagem, e um airbag especial para proteção dos joelhos do motorista contra choques na parte inferior do painel de instrumentos.
Quanto à segurança ativa, o carro oferece, além dos freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem) o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESP). Utilizando dados como velocidade, posição do volante e ângulo de deslocamento, o ESP pode realizar frenagens seletivas para garantir que o carro mantenha o curso ao longo das curvas em situações-limite em que, normalmente, o motorista correria sério risco de perder o controle do veículo.
Conforto e conveniência
A proposta de criar um compacto de luxo incluiu, obviamente, uma série de itens destinados a aumentar o conforto e a praticidade para o motorista e passageiros. O Hyundai i30 conta, por exemplo, com freio de estacionamento com controle eletrônico, recurso que além de prático libera espaço na área central dianteira.
Uma tela de sete polegadas sensível ao toque fica ao centro do painel, sobre o console central, e serve para expor as imagens geradas pela câmera de ré (que fica oculta sob o logotipo na tampa do porta-malas). Além da câmera, o motorista é auxiliado no estacionamento pelos sensores instalados no para-choques traseiro.
O sistema de ar-condicionado tem comando eletrônico, facilitando selecionar a temperatura interna desejada.
O Hyundai i30 está coberto pela garantia por um período de cinco anos, sem limite de quilometragem. Por um período de um ano, o motorista conta também com o serviço de assistência 24 horas da Hyundai CAOA, com cobertura em todo o território nacional
Preços e cores
O novo Hyundai i30 1.8 está disponível nas cores preto, prata e branco, por a partir de R$ 71,9 mil.