Cidades

Depois do rompimento de um cano de água, casas apresentam rachaduras

Defesa civil já desalojou 17 famílias do local; Saae e Prefeitura analisam situação

Casas da viela Caracol, nos Pimentas, apresentaram grandes rachaduras depois do rompimento de um cano de água, ocorrido na manhã deste sábado. Para manter a segurança dos moradores, a Defesa Civil de Guarulhos desalojou aproximadamente 17 famílias, que foram abrigadas em casas de parentes e amigos próximos. Devido a infiltrações de água, o solo acabou cedendo alguns centímetros, o que ocasionou o rompimento de instalações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). A pressão e o volume da água na tubulação fizeram com que a situação das casas ficasse mais preocupante, sendo necessário o desalojamento das famílias.

Segundo a Defesa Civil, cinco casas apresentam rachaduras grandes devido às infiltrações. Por serem construções muito próximas, as casas próximas podem sofrer um "efeito dominó" caso haja um desbarrancamento. Ontem, um representante do Departamento de Relações Comunitárias e um do Saae estiveram em reunião com as famílias atingidas, buscando um acordo para que possa acontecer uma locação social, ou seja, que as famílias consigam alugar casas em locais acessíveis e fora de risco para viverem.

O Saae informa que o fornecimento de água na viela Caracol foi interrompido às 10h30 do sábado, e no mesmo dia foi parcialmente restabelecido, ontem foi normalizado por completo. Quanto ao rompimento da tubulação, o Saae e a Prefeitura estão analisando do ponto de vista técnico o que ocasionou a extensão do problema .

Posso ajudar?