Em nota oficial enviada ao GuarulhosWeb, o deputado federal Alencar Santana (PT), que tenta a reeleição para a Câmara Federal, admitiu que um apoiador de sua candidatura é o vândalo que aparece em vídeos publicados na internet destruindo bandeiras de seus adversários nas eleições do próximo dia 2 de outubro. “Diante de um incidente registrado em vídeo que circula na Internet, um apoiador meu danificando peças de propaganda de outros candidatos, verificamos que a ação foi uma reação espontânea e individual à destruição de peças similares da minha campanha, feita por pessoas ainda não identificadas”, afirma o petista.
Conforme o GuarulhosWeb mostrou neste domingo, um homem de camisa amarela, boné e calça azul aparece destruindo bandeiras dos candidatos a deputado federal Thiago Surfista e Maurício Neves e de Romildo Santos, que tenta uma cadeira como deputado estadual. As bandeiras estavam afixadas no canteiro central da avenida Paulo Faccini, no Jardim Maia, em Guarulhos.
Alencar, na nota, diz que “enquanto cidadão e parlamentar”, é totalmente contrário à violência na política. Alega que “petistas têm sido ameaçados, perseguidos e até assassinados por conta da sua opção política. Em Guarulhos, nossos militantes também têm sido vítimas de ameaças e tentativas de intimidação. Nossas campanhas têm sido alvo, inclusive, de destruição de materiais de propaganda”.
Ao admitir que seu apoiador foi o responsável pelos ataques aos adversários, Alencar justifica que teria sido “uma reação espontânea e individual à destruição de peças similares” da sua campanha.
OS ADVERSÁRIOS
“Fico muito triste com essa situação que vivemos na política, essa propagação de ódio não nos levará à lugar nenhum”, afirmou Thiago Surfista, que tenta uma vaga na Câmara Federal pelo PSD. “É desonesto, desleal. Acho que não precisa disso. Todos têm direito de ir e vir, de fazer sua propaganda. A gente já não tem televisão em Guarulhos, as pessoas não conhecem nosso trabalho e, através da propaganda, as pessoas podem conhecer nosso trabalho, ver o que a gente faz”, afirmou Romildo Santos, que concorre à deputado estadual pelo mesmo partido.
Já Maurício Neves, do PP, que não é de Guarulhos, mas faz campanha na cidade, também se manifestou: “Infelizmente esse tipo de atitude não fortalece nossa democracia. Espero que ações como estas não ocorram mais. Respeitar as pessoas e defender nossa liberdade é fundamental para que possamos unir os brasileiros”.