Política

Deputado de Guarulhos anuncia que deixará PDT ao saber de pressão para partido apoiar nome do PL

O deputado estadual de Guarulhos, Márcio Nakashima (PDT), anunciou em suas redes sociais nesta quarta-feira que deve deixar o partido pelo qual se elegeu em 2018 e se reelegeu em 2022.

Nakashima recebeu informações de que em Guarulhos a legenda deverá apoiar para deputado estadual o candidato do PL, a mando do prefeito da cidade, Lucas Sanches. Não fez qualquer menção a apoiar o candidato a deputado federal da legenda, o vice-prefeito Thiago Surfista.

Segundo a publicação de Nakashima em seu Instagram, houve uma reunião do Diretório Municipal nesta quarta-feira, dia 4, para a qual ele não foi convidado. “Foi dito pelo presidente e pelo vereador que eles estão sendo pressionados e precisarão de alguma forma apoiarem a campanha do candidato a deputado estadual do governo municipal, Giovani Sanches do PL”.

Nakashima se referiu a Josinaldo Cabeça, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e mandatário do PDT local, e ao vereador Guto Tavares que se elegeu em 2024 apoiado por ele próprio, mas que migrou para a base governista do prefeito Lucas Sanches logo que assumiu o mandato, ignorando o antagonismo histórico entre PL e PDT e as grandes diferenças ideológicas, já que o primeiro é um partido de direita e o segundo de esquerda.

“Acolho com tristeza a decisão do partido, sendo assim, não me resta outra alternativa senão buscar uma nova casa, onde os valores estejam em consonância com a história de nosso mandato”, finalizou Nakashima.

O deputado relatou apenas que o PDT sinalizou o apoio ao candidato da máquina a deputado estadual, ignorando qualquer referência ao nome do vice-prefeito Thiago Surfista (PL), que deve concorrer a uma cadeira na Câmara Federal, passando a ideia de que a pressão existe apenas para eleger Giovani para a Assembleia.