que liga a Régis Bittencourt a Mauá, e foi inaugurado em abril, após entraves jurídicos em torno das licenças ambientais, que – inclusive – atrasaram sua implantação.
Morando não nega que haja impactos ambientais, porém contemporiza. "A compensação supre sem a menor dúvida", diz. "No trecho Sul, não houve alterações sistêmicas. Santo André ganhou quatro parques e reposição de áreas vegetais em locais degradados", detalha. O deputado discorda de que possa haver aumento de nível populacional nos arredores da rodovia. "Até hoje isso não ocorreu. O remanejamento dos moradores obedece um plano: os que moram em casas com menos de 50 m² recebem um apartamento quitado de 54 m² da CDHU e, nos demais casos, houve acordo judicial em 90%", afirma.
E sentencia. "Eu desafio alguém que tenha sido deslocado e ficou insatisfeito a se manifestar. Trata-se de uma rodovia selada, justamente para não estimular a ocupação das proximidades", finaliza.