Saúde

Dermatologia ajuda a combater as olheiras

Tratamentos modernos incluem até preenchimento do músculo sob os olhos

É só ter uma noite mal dormida que elas aparecem no dia seguinte: as temidas olheiras. Um reforço na maquiagem, uma ou outra receita caseira e até é possível disfarçá-las temporariamente. "O cansaço e o fato de não dormir direito congestionam os vasos sanguíneos ao redor dos olhos. O aumento de pressão desses vasos torna a pele mais avermelhada. Com a transparência da pele, os vasos ficam mais aparentes e, consequentemente, surgem as olheiras", explica a dermatologista Christiana Blattner.

Entretanto, há muita gente que não consegue se livrar das olheiras, nem com muito descanso. "Olheiras podem ser um problema crônico, com diferentes causas, e, nesses casos, receitas caseiras ou noites bem dormidas podem até atenuar momentaneamente, mas não resolvem o problema", alerta a médica, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Em muitos casos, as manchas escuras das olheiras podem ser acompanhadas de bolsas e sulcos logo abaixo dos olhos. "Os homens podem até ter olheiras, mas, nas mulheres, o problema incomoda mais, por causar o aspecto de envelhecimento e cansaço", afirma.

Há diversos fatores que podem causar olheiras. "A hereditariedade é uma das causas e normalmente, nesses casos, podem ser eficazes os tratamentos à base de cremes e loções específicas que diminuem a espessura da pele, clareando a região dos olhos."

Além das causas hereditárias, o cansaço, poucas horas de sono e o fumo aumentam a pressão dos vasos sanguíneos ao redor dos olhos, deixando a região avermelhada e consequentemente, causando olheiras. Os tratamentos caseiros como compressas de água ou chá de camomila gelados podem ajudar, descongestionando a região das olheiras. "A água ou o chá gelado causam a constrição dos vasos e, portanto, um clareamento temporário", explica Christiana.

Tratamentos modernos

De acordo com a dermatologista Christiana Blattner, existem tratamentos cada vez mais modernos para atenuar o problema, que incluem laser e técnicas de preenchimento. O preenchimento é bastante útil, por exemplo, em casos nos quais as olheiras e bolsas abaixo dos olhos são resultado do afrouxamento dos ligamentos da região dos olhos. "Com o afrouxamento, é como se houvesse um alargamento do osso da face. O músculo da área vem à mostra, causando o aspecto avermelhado e escuro da pele. O preenchimento é o melhor tratamento nesses casos, pois contribui para preencher o espaço entre o músculo e a pele, deixando uma aparência mais leve e jovem", esclarece.

De acordo com a especialista, o preenchimento na região dos olhos, além de ajudar no combate às olheiras e aos sulcos causados por ela, contribui para levantar as pálpebras e atenuar pés de galinhas.

Outra alternativa eficaz no combate às olheiras é o uso do laser. "São indicados diferentes tipos de laser, de acordo com cada paciente. Para olheiras de pigmentação marrom, o indicado é o laser de manchas; já para pigmentação avermelhada, costumamos utilizar o laser vascular, além do Fraxel, que também ajuda a esticar a pele. Em alguns casos, aliamos os dois tratamentos – laser e preenchimento – que propiciam resultados melhores. Em conjunto com o paciente, o médico irá determinar as opções mais indicadas para cada caso", aconselha a médica, que também é membro da Sociedade Americana de Laser.

A dermatologista garante que os procedimentos são seguros e não trazem complicações. "Para utilização de laser nas pálpebras, por exemplo, são usados protetores oculares que impedem que o feixe de luz do laser faça qualquer mal à retina dos olhos", explica.

Para quem quer se prevenir, a médica dá ainda algumas dicas: "descansar bastante, sempre que possível e evitar substâncias com altas concentrações de produtos como ácido glicólico e retinóico. Não significa que esses produtos não devem ser usados, mas sempre em baixa concentração, pois a aplicação na região de vasos sanguíneos causa vermelhidão e consequentemente, olheiras."

Posso ajudar?