Whatsapp

Descarte irregular de lixo no Angélica preocupa moradores

Um leitor do GuarulhosWeb enviou imagens de muito lixo jogado na calçada da rua Teófilo Castanho, entre os números 28 e 16, no Jardim Angélica I, região dos Pimentas. “Já havia feito essa mesma reclamação algum tempo atrás. Na época foi resolvido, só que depois voltou tudo de novo. Queria saber das autoridades se eles poderiam fazer alguma coisa para a população tomar consciência e parar de jogar lixo nas ruas e calçadas”. 
 
O GuarulhosWeb encaminha esta demanda aos setores responsáveis. Assim que houver alguma resposta, ela será publicada neste mesmo espaço. 
 
Em resposta a matéria “Descarte irregular de lixo no Angélica preocupa moradores”, a Secretaria de Serviços Públicos esclarece que 2016 retirou e destinou corretamente 12.260 metros cúbicos de resíduos em descartados irregularmente em diversos pontos da cidade. A quantidade equivale 2.452 viagens de caminhões com capacidade de cinco metros cúbicos cada. Nos trabalhos de limpeza foram também removidos 1.423 pneus.
 
Também vem intensificando a fiscalização de descartes irregulares de resíduos sólidos na cidade, sendo que primeiras semanas de 2017, foram apreendidos 11 caminhões e seus condutores foram autuados. Os trabalhos são feitos com o apoio fundamental da Secretaria de Segurança Pública, por meio da Guarda Ambiental, que também efetua as diligências e é peça chave nas abordagens.
 
Além dos trabalhos de limpeza e fiscalização do descarte irregular, a Secretaria através da Gerência Técnica de Educação Ambiental efetua diversas atividades que visam sensibilizar e mobilizar a população guarulhense, referente a geração de resíduos e a destinação correta e suas implicações. Em 2016, as atividades atingiram cerca de 19 mil pessoas.
 
Ressalta ainda que disponibiliza 19 Pontos de Entrega Voluntária (PEV), locais onde a população pode descartar corretamente entulho, solo, madeira, móveis entre outros inservíveis. O PEV mais próximo ao local indicado é o Jurema, localizado na Rua Jacutinga, 470 (esquina com rua Guarapiranga), o equipamento funciona de segunda a sexta, das 8h15 às 16 horas, e aos sábados, das 8h15 às 15h30.
 
Entretanto, para manter a cidade limpa, não bastam apenas as ações do poder público. Descartar corretamente os resíduos é de responsabilidade de cada cidadão. Ao incorporar essa atitude em seus hábitos e, consequentemente, em sua educação e em sua formação cultural, os moradores eliminam os problemas provenientes do descarte irregular como, por exemplo, proliferação de vetores, de mau cheiro, de doenças diversas, além do risco de enchente.
 
O descarte irregular de lixo e entulho pode ser denunciado no telefone 2468-7200,  de segunda a sexta feira das 8h às 17h – Secretaria de Serviços Públicos.
 
 

 

Posso ajudar?