Nossa equipe flagrou no cruzamento entre as ruas Sarutaia e Ilha Comprida, no Jardim São Paulo, um ponto de descarte irregular de lixo que fica ao lado do córrego do Japonês. Moradores contam que o problema existe há anos.
Segundo a aposentada, Josefa dos Santos, de 67 anos, o local atrai roedores e outros animais indesejados “além dos bichos que acabam entrando em casa, o mal cheio também incomoda os moradores é um perigo para as crianças” explicou.
O lixo acumulado em diversas regiões da cidade tem preocupado a população, por ser tornarem possíveis focos de mosquitos da dengue.
A Proguaru informou que realizará vistoria técnica no local até o início da próxima semana para identificar o material disposto irregularmente e programar a limpeza da via.
O local é um dos 405 pontos de descarte irregular catalogados pela empresa e a limpeza é realizada periodicamente. A Proguaru orienta os moradores a colaborar com a conservação da limpeza no local e a evitar riscos à saúde da comunidade, fazendo o descarte de entulho em um dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) da prefeitura.
Para solicitação de retirada de entulho em vias públicas, o munícipe deve ligar para o telefone 2475-9000.
A Secretaria de Obras informou que já tem projeto aprovado junto ao Governo Federal para implantação de piscinões no córrego dos Japoneses. Além da construção dos reservatórios, o projeto prevê obras de drenagem, pavimentação de vias, implantação de guias e sarjetas e benfeitorias em todo o entorno.
Fiscalização
A deposição de resíduos em locais não autorizados é infração prevista em lei e está sujeita a multa, cujo valor é de 700 UFG/m³. A fiscalização compete a Secretaria de Serviços Pública, ao Meio Ambiente e a Guarda Ambiental, dependendo do resíduo e de onde ele foi descartado (córrego, área de preservação etc)