Esportes

Desco marca e Garotos do América vai a semifinal da Divisão Especial

Já dizia o atacante Jardel, ex-Grêmio e seleção brasileira, clássico é clássico e vice-versa. Qualquer resultando no confronto entre Garotos do América FC e Biricutico/Manguaça, na tarde deste sábado(30), pelas Quartas de Final da Divisão Especial Ulafa/ACE-Guarulhos, no estádio Cícero Miranda, Vila Galvão, estava dentro da expectativa criada para essa partida.
 
Garotos do América FC e Biricutico/Manguaça se equivalem em talentos individuais, muito semelhantes em estilo de jogo e fizeram campanhas parecidas na competição. Com uma ponto a mais, 14 contra 13, o Garotos do América FC entrou para o confronto podendo jogar pelo empate. Essa vantagem, foi fundamental para o sucesso do “Capitão América” do futebol guarulhense.
 
Sem precisar se expor, o técnico Amauri Pereira, montou um esquema de forte marcação, jogando nos erros do adversário e explorando a velocidade dos atacantes Neizinho e Desco.
 
Ao contrário do adversário, o Biricutico/Manguaça, que fez uma festa linda na entrada em campo, com os jogadores entrando em campo debaixo de uma curtina de fumaça laranja e branco, em alusão as cores da equipe, necessitava se expor e, por isso,obrigatoriamente desguarnecia a marcação.
 
Aos 28 minutos da primeira etapa, o lateral-esquerdo, Leandro recebeu a bola em velocidade e cruzou para Desco marcar o único gol da partida.
 
Para piorar a situação do Biricutico/Manguaça, que precisava virar o jogo, aos 17 minutos da segunda etapa, o lateral Gutemberg, foi expulso pelo árbitro Rodrigo Seixas, que enxergou uma cotovelada do jogador do Biricutico/Manguaça no adversário.
 
Com um jogador a menos e precisando fazer dois gols para conquistar a vaga para semifinal,o técnico Rogério Bueno e o seu auxiliar, Kiko do Estrela, colocaram todos os atacantes que estavam disponíveis no banco. Mas, nem sempre a quantidade de atacantes se flete em bola na rede, e apesar de um grande número de jogadores ofensivos, foram poucas as oportunidades de gols do Biricutico/Manguaça.
 
Em contrapartida, o Garotos do América FC, aproveitando o desespero do adversário, jogava todas as fichas no conta-ataque que saiu várias vezes, mas na hora da conclusão não houve o capricho dos atacantes, ficando o placar num magro 1 a 0, mas o suficiente para o Garotos do América FC chegar a mais uma semifinal da Divisão Especial do futebol amador de Guarulhos.
 
No ano passado, o time do presidente Luciano Paixão, foi eliminado na semifinal, nos pênaltis, para o Vasco Jd.Paraíso. Neste ano, o “Capitão América” enfrentará na semifinal da Divisão Especial Ulafa/ACE-Guarulhos, outro Vasco, o da Vila Galvão.
 
O “FERA” DO JOGO
 
O volante Ferreira, uma das novidades do Garotos do América FC para essa temporada, foi um gigante dentro de campo, no confronto contra o Biricutico/Manguaça. Já que a marcação teria que ser o forte do “Capitão América” na partida, Ferreira se encarregou de tomar conta do setor de meio-campo, destruindo as jogadas do adversário e iniciando a construção das jogadas ofensivas da sua equipe.
 
Quem esteve no estádio Cícero Miranda, na tarde deste sábado, pôde ver o volante Ferreira aparecendo, pelo menos em três oportunidades, como elemento surpresa dentro da área do seu adversário.
 
Pela entrega em campo, versatilidade e compreensão tática, o volante Ferreira, foi o “fera” do jogo, o melhor em campo e vem fazendo jus o empenho do presidente Luciano Paixão em contar com ele para a disputa da Divisão Especial deste ano.
 
CAMPANHA SURPREENDENTE
 
Que o Garotos do América FC é time de chegada, todos nós sabemos, afinal, no ano passado a equipe foi semifinalista da Divisão Especial e campeão da Copa Sportação. Mas, para a disputa da Divisão Especial deste ano, a previsão do mandatário do “Capitão América” não era nada animadora,devido a conjuntura econômica do país e a perda de uma parceiro financeiro importante.
 
No início da competição, pensar em ser semifinalista da competição passava bem longe do Jd.América. Ainda mais, quando perdeu o seu principal jogador, o atacante David para o Nagoya, do Japão.
 
Por isso, o presidente Luciano Paixão, era só sorriso após a partida, aliviado com a vitória diante da forte equipe do Biricutico/Manguaça e a classificação para mais uma semifinal.
 
– Jogo de hoje foi muito difícil. O time do Biricutico/Manguaça é forte, mas a nossa equipe se apresentou muito bem. Com todas as dificuldades do início, estamos na semifinal. O Vasco Vila Galvão, nosso próximo adversário, é uma equipe muito boa, vai ser um grande jogo – Disse, Luciano Paixão, presidente do Garotos do América FC, feliz com a classificação para a semifinal.
 
SEM CAÇA ÀS BRUXAS
 
Quando o Biricutico se juntou ao Manguaça para a disputa da Divisão Especial Ulafa/ACE-Guarulhos, juntando o aporte financeiro do empresário Lauri, pré-candidato a vereador, a capacidade em montar bons elencos por parte do Kiko do Estrela e o conhecimento técnico de Rogério Bueno, foi firmado uma parceria pronta para brigar pelo título.
 
A chegada de jogadores consagrados no futebol amador de Guarulhos e da Grande São Paulo, como o goleiro Dida, os atacantes Ninho,Erivelto e Juninho, os meias Dô, Roni, Buiu, os zagueiros Caio , Carioca e tantos outros bons jogadores, inclusive, o campeão brasileiro em 2005 pelo Corinthians, o meia Wendel, era a certeza que a equipe Biricutico/Manguaça tinha tudo para ser a sensação da competição.
 
Mas, como o futebol não nos dá certeza de nada. Elencos fortes, recheados de bons jogadores, como os galáticos do Real Madrid, com Zidane, Ronaldo e Figo; o Flamengo/RJ do melhor ataque do mundo, na época, Romário, Sávio e Edmundo, ficaram pelo meio do caminho, não conquistaram os objetivos, não deram liga.
 
O mesmo pode ser aplicado ao Biricutico/Manguaça, não deu liga, apesar de ter feito algumas ótimas partidas. Isso não quer dizer que, faltou empenho dos jogadores, que o esforço das duas diretorias foi em vão.
 
No futebol a temporada de caça às bruxas não deve ser aberta, até porque é bem possível que não tenha culpados. O futebol está cheio de exemplos que, nem sempre o melhor vence. Os detalhes ainda fazem muita diferença no futebol.
 
FICHA TÉCNICA
LOCAL : Estádio Cícero Miranda
DATA : 30 07 / 16
GOL : Desco, aos 28 minutos do primeiro tempo
CARTÃO VERMELHO: Gutemberg (Biricutico/Manguaça)
ÁRBITRO : Rodrigo Seixas
ASSISTENTES: Rodrigo Salvador e Renailton Soares
REPRESENTANTE: Rosanny
 
GAROTOS DO AMÉRICA FC
Felipe, Wirlei, Luizão, Gão, Leandro(Maurício); Ferreira, Di, Gabriel (Jhonny), Dan (Rafael); Neizinho (Denis), Desco (Lucas)
 
Treinador: Amauri Pereira
 
BIRICUTICO/MANGUAÇA
Gustavo, Buiu (Giovani), Carioca(Gustavo),Caio, Gutemberg;Jonas(Vitor), Reginaldo Carioca(Dô), Roni(Rodrigo), Ninho(Jonatan), Erivelto
 
Treinador: Rogério Bueno
 
 
 
Mais esporte amador em www.ebolanarede.com.br