Carro

Descolado, Citroën C4 Cactus foge à mesmice dos SUVs

Um dos hits deste verão no segmento de carros pode ser considerado o novo Citroën C4 Cactus, um SUViznho delicioso, que concorre muito bem em um mercado que oferece ótimas opções como Honda HRV, Nissan Kicks, Chevrolet Tracker, Renault Captur, Hyundai Creta e JAC T50, entre outros. Apesar de ser menor por fora que seus oponentes, oferece muito espaço interno, um design futurista que agrada bastante e opções mais do que interessantes em tecnologia, motorização e transmissão.  
 
O GuarulhosWeb avaliou o modelo top de linha Shine Pack 1.6 THP AT, que oferece 173 cavalos de potência máxima e chega perto da casa dos R$ 100 mil (há versões mais simples que custam abaixo de R$ 70 mil). Mas traz para o feliz proprietário tudo de melhor que a Citroën tem para oferecer, começando pelo eficiente e mais do que esperto motor 1.6 THP, um “velho” conhecido do mercado, apontado como um dos melhores disponíveis no Brasil nesta faixa, além do câmbio automático sequencial de 6 marchas.  
 
Tanto na cidade como na estrada, o desempenho é dos melhores. Nas ruas e avenidas, tem dimensões discretas, assemelhando-se aos compactos. Porém, oferece bom espaço interno, suficiente para levar até cinco passageiros. Não é beberrão, apontando para mais de 7 a 8 km/l de etanol no ciclo urbano. Quando vai para uma rodovia, o Cactus se sente mais à vontade ainda. O turbo fala alto quando acionado, garantindo desempenho de gente grande. Avança de forma rápida e precisa, sempre com respostas imediatas da transmissão, que se torna praticamente imperceptível.  
 
Apesar de não ser um 4×4, o Cactus, em sua versão top, oferece equipamentos como Grip Control®, Controle de Estabilidade e Assistente de Partida em Rampa, que asseguram estabilidade e versatilidade em todo tipo de estrada e terreno. Dá até para enfrentar algumas situações mais improváveis, com razoável nível de confiança. O GuarulhosWeb percorreu algumas estradinhas de chão batido, algumas até em locais bem íngremes, sem passar qualquer aperto.  
 
O conforto no interior do veículo também chama a atenção. Bastante estabilidade, um ar condicionado de fácil controle, equipamentos tecnológicos muito à mão, aumentam o prazer de dirigir. Destaque para o  painel de bordo digital Citroën Connect Radio®, a  central multimídia touchscreen de 7” de fácil uso e com conectividade – com Android Auto® e Apple Car Play® -, além do volante com comandos integrados. 
 
Acompanhantes também agradecem, inclusive quando estão em três no banco de trás. Dois se espalham melhor, mas o terceiro elemento se dá bem também, com boa altura dos bancos e espaços razoáveis para as pernas. Isso tudo graças a distância entre eixos de 2.600 mm. A presença de porta-objetos úteis e práticos facilitam a vida dos viajantes. 
 
No Cactus, impossível passar despercebido por aí. Chama a atenção por onde "desfila”, principalmente pelo design diferenciado, que inclui linhas modernas nos mais diversos detealhes. A frente alta  se destaca pelo grupo ótico em dois níveis, valorizando expressão e identidade. O design forte e equilibrado reinventa o que se espera de um SUV, saindo da mesmice tão comum hoje em dia. Na traseira, o aerofólio integrado e módulos em LED com efeito 3D asseguram o tom tecnológico ao carro.  
 
 
O que o Citroën C4 Cactus Shine Pack 1.6 THP AT oferece por R$ 98.990,00  
 
– retrovisor fotocrômico   
-6 airbags (frontais, laterais e de cortina),  
– ”Citroën Advanced Drive (alerta de saída de faixa, alerta de colisão, frenagem automática, alerta de atenção, detector de fadiga). 
– chave presencial para abertura de portas e partida,  
– acendimento automático dos faróis,  
– sensor de chuva,  
– ar-condicionado automático,  
– painel com soft touch  
–  rodas de 17" diamantadas;  
–  Grip Control  
 bancos em couro 
 
O que são os equipamentos:
 
Sistema de Frenagem Automática e Alerta de Colisão 
Capaz até de evitar acidentes, o sistema alerta ao motorista caso haja risco de colisão e freia automaticamente se não detectada reação do condutor. 
 
Alerta de Saída de Faixa 
Alerta o motorista no caso da mudança involuntária de faixa, quando a luz de direção (pisca-pisca) não for ativada. 
 
Alerta de Atenção ao Condutor 
Avisa de maneira sonora e visual uma possível queda de vigilância na condução pela análise de seu comportamento de direção. 
 
Indicador de Descanso 
Sinaliza quando é hora do condutor fazer uma pausa após ter dirigido durante duas horas, em velocidades superiores a 70 km/h. 
 
Sistema de Detecção de Pressão dos Pneus 
Com apenas um simples toque na Central Multimídia, o sistema detecta e sinaliza possíveis irregularidades na pressão dos pneus. 
 
Grip Control e Assistente de Partida em Rampa 
O Grip Control adapta as rodas dianteiras do Cactus ao terreno que você estiver e o Assistente de Partida em Rampa facilita até a subida mais íngrime. 
 
Câmera de Ré 
Mais facilidade para o dia a dia, a câmera de ré aumenta a visibilidade do condutor e simplifica qualquer manobra. 
 
Acesso Mãos Livres 
Acesse o veículo e dê partida sem precisar tirar a chave do bolso, garantia de praticidade em todo o trajeto. 

Tags
Posso ajudar?