A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social participou do ciclo de audiências públicas que debatem e Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019. Alex Viterale, secretário da Pasta, fez a apresentação da previsão orçamentária na tarde de segunda-feira (26), no plenário da Câmara de Guarulhos.
Para o próximo ano, a Secretaria conta com um orçamento total de aproximadamente R$ 30 milhões. Segundo Viterale, R$ 21 milhões serão empregados em projetos e pagamento de execução dos serviços das instituições que possuem convênio com a Secretaria e o restante deverá ser para manutenção da Pasta. O secretário ainda lembrou que esses números não incluem a folha de pagamento, uma vez que ela é de responsabilidade da Secretaria de Gestão.
Entre os projetos citados pelo secretário está a criação de uma República Jovem. “Fizemos chamamento público para a República Jovem, que hoje não existe, e foca naqueles usuários que saem das casas abrigo e não têm para onde ir”, explicou. Viterale falou ainda que o chamamento público abordou a execução de outros serviços, como: acolhimento adulto feminino, ampliação de vagas no albergue masculino, residência inclusiva, entre outros.
O secretário afirmou que a homologação do chamamento público deve ser feita ainda esse mês e a previsão do início de execução dos serviços é janeiro de 2019. “Isso com exceção dos serviços de abordagem, que é uma urgência, portanto há previsão de execução já em dezembro. Tanto a abordagem de crianças e adolescentes quanto a de adultos”, explicou.