Começa nesta terça-feira a série de audiências públicas na Câmara Municipal para discutir o orçamento da cidade para o ano que vem. Os responsáveis por cada pasta deverão explicar aos vereadores como serão gastos os R$ 3,092 bilhões previstos para 2012.
Ao todo serão 30 audiências, iniciando pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos de Almeida, que tem como principal função planejar, executar e avaliar as políticas públicas voltadas a promover o desenvolvimento do município por meio do fomento de atividades econômicas e sociais nas áreas da indústria, comércio, serviços e turismo.
Cabe à pasta, ainda, realizar ações, projetos e programas de crescimento econômico sustentável que interfiram na melhoria da qualidade de vida da população; estimular a competitividade do mercado local e seu entorno; capacitar e orientar empresários/empreendedores, que apóiem a manutenção e expansão das empresas sediadas no município e incentivem a implantação de novas empresas; estimular os arranjos produtivos entre pequenos e microempresários.
A última, no dia 7 de novembro, será a Coordenadoria de Relações Federativas, representada por Roseli de Fátima Ferreira, que tem como objetivo garantir transparência e práticas de boa gestão às ações conjuntas entre Governo Municipal e Federal.
Neste ano, a Comissão Especial constituída para analisar o orçamento e emitir o parecer é presidida pelo vereador Gileno (PSL). De acordo com o calendário, os vereadores têm até o dia 18 de novembro para apresentar emendas ao orçamento.
Veja abaixo o calendário de audiências:
Terça-Feira, 25
9h Secretaria de Desenvolvimento Econômico
10h Secretaria de Assuntos Jurídicos
11h Secretaria de Comunicação
Quarta-Feira, 26
9h Secretaria de Trabalho
10h Coord. de Assuntos Aeroportuários
11h Coord. de Política para as Mulheres
12h Coord. da Igualdade Racial
Quinta-Feira, 27
9h Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade
10h Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social
11h Secretaria de Serviços Públicos
Sexta-Feira. 28
9h Secretaria de Finanças
10h IPREF
11h Secretaria de Saúde
12h Secretaria especial de assuntos Legislativos
14h Secretaria de esportes, recreação e lazer
Quinta-Feira, 3/11
09h SAAE
10h Secretaria de Obras
11h Secretaria do Governo Municipal (Coordenadoria da Juventude e de Políticas para pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida)
Sexta-Feira, 4
09h Secretaria de Administração e Modernização
10h Secretaria do Meio Ambiente
11h Secretaria do Desenvolvimento Urbano
14h Proguaru
15h Secretaria de Transportes e Trânsito
16h Câmara Municipal de Guarulhos
Segunda-Feira, 7
09h Secretaria de Cultura
10h Coord. de Relações Internacionais
11h Secretaria para assuntos de Segurança Pública
14h Secretaria de Habitação
15h Secretaria de Educação
16h Coord. de Relações Federativas
Vereadores pretendem limpar a pauta na sessão desta terça
Após um início de semestre ocioso na Câmara Municipal, o presidente Eduardo Soltur (PSD) convocou sessões extraordinárias para hoje até que todos os itens sejam votados e deliberados.
Para o Grande Expediente foram 69 itens pautados, sendo 44 requerimentos, 20 projetos de lei, 4 decretos legislativos e 1 de resolução. Entre eles, os projetos do Executivo que instituem o cartão Bilhetinho Único no sistema de transporte; do vereador Vitor da Farmácia (PSDB) que solicita a obrigatoriedade de realização do exame de oximetria de pulso – teste do coraçãozinho em todos os recém-nascidos nas maternidades e hospitais do Município; e do vereador Gileno (PSL) que solicita a proibição de fogos de artifícios nos estádios de futebol, ginásios de esportes e estabelecimentos congêneres.
Para Ordem do Dia, foram 11 itens pautados, como a primeira discussão dos projetos de Edmilson Souza (PT) que proíbe a utilização de alimentos geneticamente modificados na composição das refeições fornecidas aos alunos da rede municipal; Auriel Brito (PT) que obriga a Prefeitura a informar anualmente aos proprietários de imóveis com atraso no pagamento do ISPPTU, os valores atualizados de seus débitos; Wagner Freitas (PP) que cria o Programa de Prevenção, Controle e Combate da Obesidade Infantil no Município de Guarulhos.