Cidades

Desmoronamento compromete casas e deixa famílias desabrigadas no Bela Vista

Ao todo, 22 pessoas estão desabrigadas, dentre elas, 11 crianças, sendo duas recém-nascidas

Um muro desmoronou após deslizamento de terra, no Jardim Santa Maria, região do Jardim Bela Vista, comprometendo a estrutura de moradias vizinhas. Cinco famílias estão desabrigadas. Ao todo são 22 pessoas, dentre elas, 11 crianças, sendo duas recém-nascidas. Ninguém ficou ferido.  O desmoronamento ocorreu por volta das 9h desta terça, no terreno de uma marmoraria na avenida Martins Junior.

De acordo com os moradores das residências que dão fundo para o muro da marmoraria, localizadas na rua Nuporanga, não é a primeira vez que o problema ocorre. "No ano passado já havia risco, mas o dono do terreno não seguiu a orientação da Defesa Civil, fazendo um muro inadequado", conta a diarista Cristina Aparecida, 37 anos.

A moradora, que tem uma criança de apenas seis meses de idade, relata o momento em que as famílias deixaram o local. "Quando vi o chão do quintal rachar e ceder, avisei a todos para sairmos", diz. Com as casas isoladas pela Defesa Civil Municipal, as famílias saíram apenas com as roupas do corpo e foram ajudadas por amigos e familiares da região.

De acordo com a Pasta, o desabamento ocorreu por conta do período chuvoso. Por isso, o local está interditado por tempo indeterminado. A Defesa Civil confirmou que esteve no local em outubro de 2010 e solicitou a construção de um muro de arrimo por técnicos, o que não foi feito de acordo com as normas de segurança estabelecidas.

A Secretaria informou ainda que a cidade está em estado de atenção devido a quantidade de chuva dos últimos 3 dias ter sido maior que 80 mm. Ao todo foram registradas 15 ocorrências desde o dia primeiro, como infiltrações em residências, queda de postes, rachaduras e risco de desabamento. Os bairros mais afetados são Santa Clara, Cidade Soberana e Jardim Santa Maria.

A reportagem do Guarulhos Hoje não conseguiu estabelecer contato com o proprietário do terreno. O mesmo deve providenciar moradia temporária emergencial aos moradores afetados. A Defesa Civil providenciou a doação de cestas básicas, colchões e cobertores.

 

Posso ajudar?